Mudança à vista! Previsão de chuva e frio para o Sudeste

Após dias de céu claro, pouca presença de nebulosidade, predomínio de sol e elevação da temperatura, chuva volta a se espalhar pelo Sudeste nos próximos dias. Com a chuva e persistência da nebulosidade, previsão também para queda da temperatura.

A semana começou com o avanço de mais uma frente fria pelo centro-sul do Brasil. Instabilidades ainda provocam temporais em áreas desde o Rio Grande do Sul até Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (07). No entanto, as instabilidades prometem avançar e provocar mudanças no tempo em grande parte do Sudeste nesses próximos dias.

Ainda nesta segunda-feira a chuva deve se espalhar por grande parte do estado de São Paulo em forma de pancadas, especialmente em áreas mais próximas ao Paraná. Não se descarta o risco de temporais com descargas elétricas, rajadas de vento de moderada à forte intensidade e eventual queda de granizo, mesmo que de forma pontual.

Ao que tudo indica, as instabilidades devem avançar de forma lenta entre o estado paulista, Rio de Janeiro e Minas Gerais até meados da semana, provocando chuva, mantendo a nebulosidade e derrubando também a temperatura. Na quinta-feira (10), um ciclone se instala na costa do Sudeste, com isso, vale ressaltar a possibilidade de transtornos especialmente no território fluminense. Até o final da semana, a chuva deve avançar para o norte mineiro e para o estado do Espírito Santo.

Em contrapartida à chuva, logo atrás da frente fria vem outra massa de ar seco associada a uma área de alta pressão atmosférica. A tendência é que no decorrer do final de semana, o tempo firme volte a predominar no Sudeste. Com a diminuição da nebulosidade e o predomínio do sol, a temperatura deve começar a subir novamente no domingo (13).

youtube video id=RQQCyilL3io