Mosca carnívora considerada extinta desde 1836 reaparece na França

A Thyreophora cynophila, uma espécie de mosca carnívora considerada extinta desde 1836, foi recentemente avistado no Parque Nacional dos Pireneus, na França. Aqui, contamos tudo sobre esse inseto em particular.

mosca abutre
A mosca abutre de cabeça laranja é uma espécie considerada extinta desde 1836. Desenho de Eugène Séguy (1890–1985), CC0, via Wikimedia Commons.

A mosca abutre de cabeça laranja, um tipo muito particular de mosca, foi avistado em fevereiro passado na França. Um guarda florestal do Parque Nacional dos Pireneus o encontrou em uma carcaça de javali enterrada na neve a uma altitude de 1.700 metros no vale de Ossau.

Redescoberto na Espanha em 2010

Thyreophora cynophila (é assim que os cientistas a conhecem) foi redescoberta na Espanha em 2010. Desde então, Laurent Pelozuelo, entomologista da Universidade de Toulouse, mobilizou pesquisadores para encontrá-la na França. Embora a busca até agora não tenha sido bem sucedida, alguns encontraram um inseto semelhante em Ariège entre 2019 e 2020.

Esta mosca é extremamente rara e difícil de encontrar. Geralmente está ativa durante o inverno, prefere temperaturas baixas e, como mostram observações recentes, suas larvas geralmente se alimentam de carcaças ou restos em decomposição na neve.

As encontradas nos Pirineus pela guarda nacional preenchiam todos os requisitos: inverno, baixas temperaturas e esvoaçantes em torno da carcaça de um javali. Esta observação múltipla confirma assim o regresso deste inseto ao território francês.

O chamado aos fotógrafos amadores!

A investigação do entomologista Laurent Pelozuelo ainda está em andamento. É por isso que agrada a quem vai ao Parque Nacional dos Pireneus, seja fã de fotografia ou não, se avistar uma mosca de cabeça laranja. O especialista convida você a enviar as fotos, com local e data, para o seguinte endereço: [email protected].

Além disso, o Parque Nacional dos Pirineus explica que essas moscas de cabeça laranja compartilham características semelhantes com as rompehuesos, um pássaro que também vive nestas montanhas, que não haja confusão!

Embora a redescoberta desta espécie seja uma boa notícia, lembremos que ela está em perigo de extinção e não, não é a única: mais de 30% das espécies que nos cercam estão ameaçadas. Um exemplo são as borboletas, 16 espécies estão ameaçadas na França, duas delas em nível crítico.