Mergulhe no Everest das cavernas: onde fica esse incrível poço azul sem fundo?
Na Espanha você pode desfrutar de lugares incríveis e surpreendentes que são conhecidos mundialmente. Mas hoje, vamos lhe mostrar aqui um cantinho pequeno, porém fantástico: um "poço" sem fundo. O que é e onde se localiza?
Las Merindades e a zona de Los Paramos, no norte da província de Burgos, abrigam uma longa lista de lugares incríveis. Entre outras coisas, é um paraíso para os amantes da natureza e da geologia, já que nestas terras encontramos alguns dos melhores exemplos de modelação cárstica da Península Ibérica e do continente europeu, destacando-se o Complexo Ojo Guareña.
No entanto, existem pequenos recantos de grande beleza e surpresas. No Parque Natural Hoces del Alto Ebro y Rudrón podemos desfrutar de impressionantes desfiladeiros, cascatas, nascentes de águas transparentes, encantadores povoados, bosques ou miradouros espetaculares. Precisamente, aqui falaremos de um lugar minúsculo (visto de fora).
Viajaremos para o município burgalês de Tubilla del Agua. Este nome já nos dá uma pista muito importante do que vamos encontrar. Não muito longe dali fica a cidade de Poza de la Sal, famosa, entre outras coisas, por seu castelo, suas salinas e por ser o berço do naturalista espanhol Félix Rodríguez de la Fuente. A cidade histórica de Burgos fica a pouco mais de 40 quilômetros de distância.
Desvendando os segredos do Poço Azul
Continuaremos até Covanera, uma bucólica aldeia que faz parte do município de Tubilla del Agua, onde existe um lugar surpreendente e desconhecido para muitos, enquanto para mergulhadores de cavernas é um local de culto: estamos falando do incrível Poço Azul. Nos últimos anos a zona começou a ser conhecida como a “enseada” ou a praia de Burgos, principalmente pelas suas incríveis águas cristalinas.
Trata-se de uma impressionante ressurgência cárstica, cuja vazão pode ultrapassar os 4.500 l/s após períodos muito chuvosos. Além disso, é o local escolhido por muitos para dar um mergulho no verão, embora suas águas sejam adequadas apenas para os corajosos: suas temperaturas permanecem constantes durante todo o ano entre 9 e 11ºC. São de extraordinária qualidade, e até abrigam trutas. Forma um pequeno riacho que pouco depois desagua no rio Rudrón.
A ressurgência atinge cerca de 8 metros de diâmetro, e localiza-se sob um grande paredão de rocha calcária. No entanto, recomendamos que a visite quando a luz e a posição do Sol estiverem boas: pode debruçar-se e vislumbrar até aos 10 metros de profundidade. E como vamos explicar agora, daquela altura existe um misterioso e vasto mundo subaquático.
O "Everest" dos mergulhadores
O Poço Azul também é conhecido como o "Everest dos mergulhadores". Lá embaixo há um território de galerias subaquáticas e imponentes sifões que dão lugar a novas galerias, algumas delas até sem água. Todos os anos são realizadas campanhas de exploração que continuam descobrindo novos recantos desta colossal gruta.
As primeiras explorações do Poço Azul de Covanera foram realizadas na década de 1960. A partir da década de 1990, vários grupos de profissionais ingleses, holandeses e espanhóis o exploraram mais detalhadamente com novas e melhores ferramentas. Em 2010, o Poço Azul conquistou o recorde mundial de penetração subaquática, tornando-se a cavidade com o percurso linear submerso mais longo do mundo.
Em 2014, um britânico e um holandês da equipe Cave Diving Group somaram mais 1 km à marca de 2013, após passarem quatro dias sob o poço. Assim, até hoje o total explorado é 14 quilômetros! Existem apenas sete pessoas no mundo que conseguiram atravessar os primeiros 6 km da caverna, enquanto apenas 3 realizaram a façanha de penetrar até 14 quilômetros. É uma gruta indicada apenas para pessoas muito experientes, pois o percurso a partir de um ponto torna-se extremamente complexo.
Um lugar envolto em lendas
E não poderia ser diferente: este lugar tem sua própria lenda! Conta-se que dentro do Poço Azul, nas profundezas da caverna, vive uma bela dama de longos cabelos cuja pele deslumbrante ilumina as escuras galerias por onde passa. Essa garota seria na verdade uma nobre senhora que estava indo ao tribunal para encontrar seu amante quando em uma parada no caminho ela caiu no poço e nunca mais foi ouvida.
Diz a lenda que a dama não desiste de seus esforços para encontrar seu amante e toda vez que sente a presença de um jovem na margem do Poço Azul, ela emerge das profundezas por um momento, até que verifica que o jovem não é quem ela está esperando.