O que os buracos azuis podem nos dizer sobre a vida extraterrestre?

O que o segundo buraco azul mais profundo do mundo, descoberto recentemente na costa do México, tem para nos dizer? Seja o que for, a caverna subaquática que o abriga guarda muitos mistérios: os organismos que vivem lá podem nos dar mais informações sobre o passado!

Buraco azul de Belize
O Grande Buraco Azul de Belize, no leste da América Central, é o buraco azul mais conhecido e fotografado.

A descoberta de um buraco azul é sempre um grande evento científico, dadas as condições de sua formação e o que essas formações geológicas podem nos dizer sobre o passado. Quanto mais profundos eles são, mais é possível saber sobre o passado do nosso planeta. A última descoberta, na costa do México, pode nos permitir aprender mais sobre a vida extraterrestre.

O que é um buraco azul?

Esteticamente, o buraco azul é magistral, magnífico. Do céu, parece um círculo azul escuro de aparência natural que se mistura a um oceano azul claro. É de fato, concretamente um antigo poço natural: durante sucessivos períodos glaciais, a erosão dos solos calcários pela água formou um buraco, que depois se viu totalmente submerso com a subida do nível do mar após a última era glacial, há 11.000 anos. O buraco azul é uma espécie de gruta subaquática por vezes muito profunda, apreciada pelos mergulhadores, mas muito perigosa de explorar.

O buraco azul mais famoso do mundo, sem dúvida o mais bonito e mais fotografado, é o Grande Buraco Azul em Belize, a leste da América Central. Quanto ao buraco azul mais profundo do mundo, trata-se do Buraco do Dragão, descoberto apenas em 2016 no Mar da China meridional, e cujo fundo se encontra a mais de 300 metros de profundidade! Mas, desde 2021, uma cavidade marinha explorada por pesquisadores na Baía de Chetumal, no México, na Península de Yucatán, tornou-se o segundo buraco azul mais profundo do mundo. De acordo com um estudo publicado recentemente na revista Frontiers in Marine Science, este buraco afunda até 274 metros abaixo do nível do mar.

Apelidado de "Taam Ja'", que significa "águas profundas" em maia, este impressionante buraco azul tem encostas íngremes de quase 80 graus de inclinação, com uma foz a cerca de 5 metros abaixo do nível do mar. Apenas sua superfície é iluminada pelo sol, como a maioria dos buracos azuis, e sua água, portanto, contém muito pouco oxigênio. Surpreendentemente, muitos organismos, adaptados a esse ambiente muito especial, povoam esse buraco azul, como os cientistas especificaram. Um ecossistema verdadeiramente fascinante entre entre algas, vermes marinhos e cracas (crustáceos).

O que isso nos diz sobre o passado?

Estudar esse surpreendente ecossistema é apenas o primeiro passo em uma linha de pesquisa muito mais desenvolvida para entender melhor o passado do nosso planeta: de fato, esse ambiente nos dá um vislumbre de como era a vida no oceano há vários milhares de anos. Além disso, a falta de oxigênio e luz nos buracos azuis permite uma melhor preservação dos fósseis, o que traz grandes esperanças para a descoberta de restos de espécies já desaparecidas.

A água do mar contida nestas misteriosas cavidades também possui uma composição química excepcional, o que sugere, segundo alguns pesquisadores, que poderiam ter ocorrido trocas com reservatórios subterrâneos de água doce. De fato, em 2012, pesquisadores que estudaram buracos azuis nas Bahamas descobriram bactérias em suas profundezas, quando nenhuma outra forma de vida existia tão profundamente.

Tal descoberta poderia, portanto, nos dar pistas sobre as formas de vida que podem existir em outros lugares, em condições extremas, por exemplo, em nosso sistema solar, em outros objetos celestes. Os buracos azuis, mistérios subaquáticos, ricos em bactérias, podem ser a porta de entrada para a vida extraterrestre, se ela existe...