Mau humor, apatia, violência: as outras consequências do calor

“Quando acaba o calor” é a pergunta do momento, que revela o incómodo que as altas temperaturas causam, não só a nível físico, mas também nas nossas atitudes e comportamentos.

onda de calor
O calor impacta nossas atitudes e comportamentos.

Está quente e o corpo sabe disso. Sente. Transpiramos, movemo-nos lentamente, procuramos sombra. Como esperado, a sensação de desconforto não fica apenas no físico. O calor também afeta nosso humor e muitas de nossas atividades e comportamentos diários.

A exposição a altas temperaturas provoca um aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, sinais que nosso corpo associa à ansiedade e, então, desencadeia reações de resposta a esse estímulo, como a ativação do sistema nervoso simpático e a secreção de cortisol, hormônio do estresse.

"O calor sufocante é um estressor negativo que pode ter consequências muito prejudiciais", diz o psicólogo Valentín Martínez-Otero.

Além disso, uma das características das ondas de calor é que as temperaturas mínimas são muito altas. Não atualiza. E isso nos faz descansar pouco e mal. As noites quentes impedem que nosso corpo relaxe e esfrie e, como consequência, no dia seguinte estamos irritados e nervosos. Mas não só isso. Além disso, como vários estudos científicos mostraram, somos mais incompetentes, antissociais e até violentos.

Como o calor afeta a vida social

A irritabilidade é talvez um dos efeitos mais óbvios do calor. No entanto, ao nível comportamental, existem outros que são menos perceptíveis, até para nós próprios.

Uma pesquisa de 2017 investigou atitudes e vontade de ajudar os outros de acordo com as variações de temperatura no ambiente. O trabalho, intitulado "Explorando o impacto da temperatura ambiente na ajuda", analisou o comportamento dos funcionários de vários shoppings em ambientes com diferentes temperaturas.

Entre as conclusões do estudo, os pesquisadores indicam que funcionários que trabalham em ambientes quentes e, portanto, desconfortáveis, têm 50% menos chances de se envolver em comportamentos pró-sociais, como ajudar clientes, ouvir ativamente e fazer sugestões no processo de compra.

“Especificamente, descobrimos que o calor aumenta a fadiga, levando à redução do afeto positivo e, posteriormente, reduz a ajuda individual”, diz o estudo.

Outro estudo analisou a relação entre temperaturas e desempenho escolar. Publicado em Nature, tem um título conclusivo: “O aprendizado é inibido pela exposição ao calor, tanto internacional quanto dentro dos Estados Unidos”.

Os pesquisadores cruzaram dados de desempenho escolar de 58 países e mais de 10.000 condados dos EUA com dados climáticos. O trabalho indica que, “quanto mais dias quentes, menor o índice de aprendizado dos alunos”.

Impacto do clima na violência e nos conflitos sociais

Mas ainda há mais. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley e da Universidade de Princeton fizeram uma análise exaustiva cruzando climatologia com economia, ciência política e psicologia, buscando obter uma imagem mais global do impacto do clima na violência e nos conflitos sociais.

No trabalho, publicado na revista Science, os pesquisadores descobriram “padrões semelhantes de conflito em todo o mundo que estavam ligados as mudanças no clima, como aumento da seca ou temperaturas anuais acima da média”.

Identificaram picos de violência doméstica, aumento de assaltos e assassinatos, violência ética e conflitos civis em diferentes partes do mundo, associados a variações meteorológicas. Na verdade, como sugere esta pesquisa, um aumento de apenas 1ºC foi suficiente para aumentar a violência física e verbal em 4%.

youtube video id=mby5HMU8YM0

Que o clima influencia a vida econômica e social é algo que sabemos desde o início da história. Mas, sem dúvida, ainda há muito a ser investigado sobre os efeitos dos extremos climáticos em nossa saúde física e psicológica. E claro, considere na equação outros fatores que afetam o impacto do clima, como a vulnerabilidade dos setores sociais que têm menos recursos para enfrentar os extremos.

Assim, poderemos tomar medidas e nos preparar melhor para um futuro que, ao que tudo indica, será cada vez mais quente. Enquanto isso, os defensores do #teaminverno continuam acrescentando argumentos para defender seu amor pelo frio, pelos casacos e pelas sopas.