Frio ou calor: a qual o corpo humano é mais resistente?

A questão sobre o verão ou inverno ser o melhor tem seus apoiadores de cada lado. Mas hoje, vamos analisar por outro ângulo: o que nos mataria primeiro, o calor ou o frio? A qual somos mais resistentes? Saiba aqui.

calor, frio, saúde
O corpo humano tem mais mecanismos para lutar contra o frio.

Muitas pessoas gostam bem mais de um dia frio de inverno do que do verão, e ficam irritadas quando as temperaturas ficam perto, ou até passam, dos 30°C. Da mesma forma, há também aqueles que amam os dias de verão. Esse amor ou ódio depende um pouco dos gostos pessoais, mas também das diferenças que temos nas respostas biológicas que nos fazem perceber as temperaturas externas de forma diferente.

O que não se pode discutir é que há certos limites de frio e calor que não podem ser ultrapassados, pelo menos se quisermos nos manter vivos.

Vamos descobrir aqui a que extremos somos mais resistentes e o que acontece com nosso corpo quando há grandes variações de temperatura. Normalmente estamos em torno de 36°C e sabemos que a temperatura corporal mais alta a que alguém sobreviveu não é muito superior a este valor: cerca de 46,5°C. E no outro extremo, sabe-se que as pessoas sobrevivem, em média, a apenas 13,7°C. Então, o que faz com que possamos suportar uma queda de 20 graus, e apenas uma subida de 10 graus antes de chegarmos à morte?

O que acontece se aumentarmos a temperatura

Nosso corpo leva sua temperatura quase ao limite porque as proteínas com as quais realizamos funções metabólicas críticas funcionam melhor com o calor. Em altas temperaturas, as proteínas se tornam mais flexíveis e podem interagir melhor com outras moléculas. Outro benefício é que o sistema imunológico é estimulado e ficamos mais protegidos se aumentarmos a temperatura corporal.

Mas se ultrapassarmos os 40°C, as proteínas começam a se desfazer e deixam de realizar suas funções vitais. As membranas das moléculas de gordura também são liquefeitas e as células são destruídas se ultrapassarmos esse limite. No momento em que a temperatura atinge 47°C, componentes críticos suficientes já foram destruídos para que nossos corpos parem de funcionar permanentemente, isto é, morram.

O que acontece com a diminuição da temperatura


Se formos para o outro extremo, as células não se rompem, mas ficam menos propensas a realizar suas funções. O metabolismo dos alimentos diminui a cada grau de declínio da temperatura. A comunicação no cérebro também se torna mais lenta e muito menos sangue é bombeado pelo corpo. Também é verdade que temos uma ajudinha, pois há muito mais mecanismos para resistir ao frio do que ao calor: os músculos tremem e os dentes batem. Os pelos ficam arrepiados e a pele fica arrepiada. Tudo isso para evitar que esfriemos muito rapidamente.

E embora possa não parecer, a redução da temperatura corporal traz grandes benefícios se você estiver em uma situação perigosa de exposição ao frio. Quanto mais lentas as reações, menos energia e oxigênio são necessários para os órgãos. Este é um mecanismo usado por ursos e outros animais em hibernação.

Mas quão lentas nossas funções podem ficar? Mesmo com órgãos muito frios, uma certa quantidade de oxigênio é necessária através da corrente sanguínea para que eles “se mantenham vivos” e possam eliminar toxinas. Assim, enquanto a circulação sanguínea estiver funcionando, podemos sobreviver.

Outro ponto a favor do frio é que, se nos aquecermos muito lentamente depois de baixar a temperatura do corpo, a maior parte dos danos causados pelas baixas temperaturas é revertida e voltaríamos mais ou menos ao normal. Então, em conclusão, é possível que sejamos muito mais resistentes ao frio, embora o calor nos mate mais rápido.