Lima, no Peru, tem primeira tempestade de raios após 60 anos

A ocorrência deste fenômeno causou grande surpresa aos cidadãos, que foram recomendados a manter a calma. As tempestades estão associadas a um sistema de baixa pressão atmosférica chamado Tania.

Nesta segunda-feira (24), tempestades foram registradas em Lima (Peru), causando grande surpresa aos cidadãos, ante a baixa ocorrência destes fenômenos na região. Diversos vídeos viralizaram nas redes sociais nas últimas horas, mostrando os vários impactos de raios na terra.

Segundo uma nota emitida pelo Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia (Senamhi) do Peru, este evento anômalo não era registrado na capital desde 1960.

A agência destaca também que o referido evento não tem relação com o El Niño, visto que, segundo o ENFEN (Comitê Multisetorial de Estudo Nacional do Fenômeno El Niño), até o momento existem condições neutras no oceano Pacífico.

A situação se deve a um sistema de baixa pressão atmosférica chamado “Tania”. Estes sistemas são conhecidos em algumas partes do mundo como "cut-off low" (vórtice ciclônico desprendido em altos níveis).

Especialistas do Senamhi explicaram que estas condições são resultado da instabilidade atmosférica gerada pela depressão "Tania", localizada sobre o oceano Pacífico ao largo da costa peruana e, estima-se que ela manterá as condições propícias para a possível ocorrência de eventos semelhantes até 26 de maio, no litoral centro e sul.

Nelson Quispe, porta-voz da instituição, disse que a tempestade que originou os relâmpagos se deslocou para o sudoeste, em particular, para a região de Pisco. “É um evento atípico, principalmente na região costeira; já em outros lugares como na Amazônia ou na serra, eles são bem observados. Está se deslocando em direção ao sudoeste”, afirmou ao América Noticias.

Diante desses acontecimentos, as autoridades da Defesa Civil recomendam manter a calma, ficar em casa e evitar o uso de aparelhos celulares ou eletrônicos.