La Niña na Austrália: recorde de chuvas e inundações

Eventos de chuva forte e inundações se repetem no leste da Austrália. Sydney nunca teve tanta chuva nesta época do ano, com base em registros de mais de 150 anos. Será que as mudanças climáticas agravam os efeitos do La Niña?

Inundações chuvas Austrália La Niña
Um carro parcialmente submerso e abandonado na enchente no subúrbio de Windsor. Crédito: © Loren Elliott/Reuters

Chuvas torrenciais atingiram a costa leste da Austrália nesta quinta-feira (7), com uma quantidade incrível de água caindo. Sydney, em apenas algumas horas da noite, recebeu uma quantidade de chuva semelhante à esperada em um mês inteiro.

As equipes de emergência pediram que 5 milhões de moradores da cidade portuária evitem viagens desnecessárias e se preparem para possíveis evacuações.

“Pedimos que a comunidade continue atenta. É uma situação altamente dinâmica. Esses episódios se movem excepcionalmente rápido”, disse o vice-comissário de emergências da região de Nova Gales do Sul, Daniel Austin. Imagens divulgadas dos arredores de Sydney mostraram estradas submersas, carros com dificuldades para atravessar áreas inundadas e rios arrastando escombros.

O meteorologista Ben Domensino indicou em sua conta pessoal no Twitter que “a precipitação acumulada em Sydney até hoje é sem precedentes nos registros que remontam a 1859. O total acumulado até às 9h da manhã do dia 7 de abril é de 1.226,8 mm. Isto é quase 200 mm acima do recorde anterior para este período do ano, que era de 1.044,0 mm em 1956”.

Chuvas recordes no leste da Austrália

O que ocorreu é um novo evento de inundação nesta área costeira do leste da Austrália, que vem enfrentando diferentes inundações há meses. Moradores de algumas áreas severamente impactadas ainda estão se recuperando das enchentes de março.

O verão foi dominado pelo fenômeno climático La Niña, normalmente associado ao aumento das chuvas na costa leste da Austrália, pelo segundo ano consecutivo, com a maioria dos rios em sua capacidade máxima, mesmo antes da última inundação. A represa de Warragamba, principal abastecimento de água de Sydney, deve transbordar nesta sexta-feira (8), disseram autoridades.

Três sistemas meteorológicos intensos em seis semanas atingiram o leste da Austrália, com várias partes do norte de Nova Gales do Sul e sudeste de Queensland registrando chuvas recordes, e Sydney registrando seu março mais chuvoso.

Há uma semana, uma tempestade marítima com ondas fortes engoliu grande parte da costa, destruindo praias inteiras, como a emblemática Bondi Beach, muito popular entre os surfistas.

Essas condições extremas, alimentadas pelo episódio de La Niña e agravadas pelas mudanças climáticas, levantaram questões sobre como a Austrália está preparada para lidar com esses desastres.