Inundações na Grécia deixam para trás um enorme lago após a tempestade Daniel

Devido às inundações que atingiram a Grécia há duas semanas, as zonas baixas da Tessália transformaram-se num enorme lago. Veja aqui as fotos e vídeos.

Os níveis de água nas regiões inundadas do centro da Grécia, atingidas pela tempestade Daniel há duas semanas, começaram a diminuir na semana passada. No entanto, os danos continuam sendo enormes e, na última quinta-feira (14), o número de mortos subiu para 16, quando o corpo de um homem foi encontrado no mar, na região de Volos.

Os bombeiros anunciaram no início da semana passada que os níveis da água estavam baixando nas áreas mais afetadas de Karditsa, Trikala e Larissa, e que uma operação de resgate tinha sido concluída nas regiões. Contudo, as imagens que mostram a vastidão das cheias continuam a impressionar.

Uma das consequências das chuvas torrenciais que caíram durante dias na região da Tessália foi a formação de uma enorme área alagada, como pode ser visto nas fotos abaixo, tiradas de cima.

"A planície da Tessália transformou-se num enorme lago", disse o porta-voz dos bombeiros Yannis Artopoios, à rádio e televisão públicas ERT. Imagens de satélite também mostram a extensão das áreas inundadas.

Segundo o serviço europeu Copernicus, em 12 de setembro, 60 mil hectares de território ainda estavam inundados.

Outro efeito das inundações, claramente visível pelos satélites, é a enorme quantidade de sedimentos despejados no mar pelos cursos de água.

A imagem de satélite acima mostra a enorme quantidade de sedimentos despejados no mar. Não apenas nos cursos de água, mas ao longo de toda a costa. As áreas inundadas também são claramente visíveis.

A tempestade Daniel, além de atingir severamente a Grécia, também atingiu a Turquia e a Bulgária na primeira semana de setembro. Posteriormente, a depressão continuou o seu curso sobre o mar Jónico, tocando as costas da Calábria e da Sicília, fortaleceu-se sobre as águas quentes do Mediterrâneo e atingiu depois a Líbia com a intensidade de uma tempestade subtropical.

Na Líbia, a tempestade causou uma das piores catástrofes deste século. Após as inundações e o rompimento de algumas barragens, 20 mil pessoas podem ter morrido no país norte africano. E este número ainda é provisório.