Intensos incêndios na Califórnia já queimaram 450.000 hectares

A situação é devastadora na Califórnia, onde quase meio milhão de hectares já foram queimados. A luta para combater as chamas torna-se impossível devido ao avanço do fogo e as condições de seca dos próximos dias.

Fogo californiano
As tempestades do fim de semana passado geraram incêndios florestais na Califórnia. Até 445.000 hectares foram queimados. Milhares de pessoas lutam para combater as chamas.

Cerca de 13.000 bombeiros lutam para combater as chamas. Os incêndios catastróficos na Califórnia já consumiram mais de 445.000 hectares. Por enquanto, o fogo continua ativo e não se vê o fim desta terrível situação. Os incêndios foram causados por pelo menos 12.000 raios no estado durante a semana passada e estão entre os 585 registrados neste verão na Califórnia.

Os maiores incêndios na Califórnia

A situação é dramática, não só pela perda de biodiversidade, mas também pelos incêndios que mataram pelo menos 7 pessoas desde a semana passada. Pelo menos dois dos incêndios restantes estão entre os três maiores florestais registrados na Califórnia - no norte da Bay Area e no Central Valley, e no leste de San José.

No sábado passado, o governador da Califórnia Gavin Newson anunciou que o estado havia recebido uma Declaração Presidencial de Desastre Grave. O presidente Donald Trump concedeu ajuda federal para aliviar e apoiar os esforços de recuperação em áreas afetadas pelos incêndios florestais.

Sem dúvida, estes são os piores tempos para a Califórnia. Mais de 100.000 pessoas foram evacuadas e os recursos para evitar que mais pessoas se tornem desabrigadas são insuficientes. Também uma das razões para menos recursos é a liberação antecipada de centenas de reclusos durante o pior momento da pandemia COVID-19.

No momento, os internos atuam como bombeiros com turnos de até 24 horas para conter o avanço do fogo. As autoridades do estado da Califórnia indicam que 96% dos membros do Corpo de Bombeiros se dedicam a apagar as chamas. Não estamos apenas falando sobre dois grandes incêndios, pois além disso, no norte e no litoral há uma dezena de focos ativos.

Tempestades secas e COVID-19

A situação está descontrolada e pode piorar nos próximos dias devido à forte onda de calor que atinge a região. A meteorologia desempenha um papel muito importante e, segundo as previsões há potencial para temporais secos, trovoadas sem chuva e com ventos fortes.

Com o avanço das chamas também houve o deslocamento da fumaça em direção aos centros urbanos. Agora a preocupação é colocada também no COVID-19, já que os moradores de San Francisco e San José temem que essa situação agrave o avanço da pandemia. Segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Francisco, a fumaça enfraquece o sistema imunológico e transforma o corpo humano em uma máquina suscetível ao vírus que assola o mundo.