Intensa tempestade solar gera blecaute de rádios em partes da Terra

No começo dessa semana uma explosão solar de forte intensidade atingiu a Terra! Dessa vez a explosão solar foi responsável por um blecaute generalizado dos sinais de rádio que durou algumas horas em diversas partes da Ásia e Oceania.

tempestade explosão solar
Explosão solar de classe X2.2 afetou o funcionamento de rádios e outros dispositivos em partes do planeta nesta semana. Foto: NASA

Nos últimos dias, a Terra tem sido atingida por sucessivas tempestades solares, devido a um aumento da atividade solar! Inclusive no começo dessa semana uma tempestade solar considerada de forte intensidade foi responsável por gerar um blecaute nas comunicações de rádio (na frequência de 30MHz) em partes no Pacífico Ocidental, Austrália e na porção leste da Ásia durante algumas horas.

Uma tempestade solar de classe X2.2, gerada pela mancha solar AR2992, gerou um blecaute nos sinais de rádios e demais dispositivos de ondas curtas por algumas horas em parte da Ásia e Oceania.

De acordo com a NASA, as tempestade solares (ou explosões solares) são poderosas explosões de energia causadas por uma combustão repentina e grande que ocorre no Sol. Quando uma explosão solar ocorre, uma grande quantidade de matéria solar é lançada ao espaço, conhecida como ejeção de massa coronal.

Quando essas partículas chegam ao nosso planeta, o campo magnético da Terra bloqueia grande parte dessas partículas, mas quando essas tempestades são muito intensas, partes dessas partículas conseguem adentrar pela atmosfera e provocar danos aos meios de comunicação, satélites e linhas de transmissão de energia.

youtube video id=Nn7BWRkp06A

A explosão solar responsável pelo blecaute de rádio em partes da Ásia e Oceania nesta semana foi classificada como classe X2.2, dada como intensa! As explosões solares podem ser classificadas como classe A, B, C, M e X, onde as da classe A são as mais fracas, as de classe B, C e M são de intensidade moderada e as de classe X são as mais intensas. Além disso, cada classe possui nove subdivisões (1 a 9), também associadas à intensidade.

Através das recentes imagens do Solar Dynamics Observatory da Nasa, essa explosão solar de classe X foi gerada através da mancha solar AR2992 e, de acordo com os cientistas, a Terra pode ainda não ter recebido todo o impacto dessa explosão. Isso porque novos episódios de ejeções de massa coronal podem ocorrer vindos dessa mesma mancha solar.

Novas explosões ainda podem ocorrer?

Como a atividade solar vem aumentando, possivelmente nos próximos dias ou semanas outras tempestades solares ocorrerão.Os cientistas do Centro de Previsão do Clima Espacial da NASA estão utilizando o Observatório Solar e Heliosférico (SOHO), operado pela Agência Espacial Européia (ESA) e também pela NASA, para monitorar outros eventos de tempestades solares.

Mesmo sendo cedo para avaliar se essas tempestades atingirão a Terra, o artigo da Space Weather avaliou através das imagens da NASA que as manchas solares AR2993 e AR2994 estão diretamente apontadas na direção da Terra. Portanto, possíveis episódios de ejeções de massa coronal vindos dessas manchas poderão vir direto para a Terra!

Vale lembrar que as tempestades solares quando atingem a Terra são geralmente inofensivas, na maioria das vezes gerando somente as belas auroras polares. Somente as tempestades mais intensas podem criar maiores problemas, como o ocorrido nesta semana.