Confira (em breve) a previsão do tempo para Marte!

Cientistas começam a elaborar previsões meteorológicas extraterrestres, extremamente importantes para evitar que missões tripuladas se tornem grandes tragédias. Os resultados surpreendentes mostram que os fenômenos atmosféricos de outros planetas podem ser muito parecidos com os da Terra.

Fenômenos atmosféricos de outros planetas podem ser muito parecidos com os da Terra, o que torna cada vez mais possível uma previsão do tempo extraterrestre.

Conforme cientistas exploram Marte com diferentes rovers e se preparam para missões de pesquisa tripuladas - que serão lançadas para outros planetas e luas dentro de alguns anos - cada vez fica mais claro que chegar a estes lugares exigirá muito mais esforço do que imaginamos.

Pra começar, qualquer viagem à superfície de Marte, por exemplo, pode virar uma tragédia caso haja uma tempestade de poeira no caminho. Isso significa que os astronautas precisam de uma previsão do tempo - só que para outros planetas.

Novos estudos da Universidade de Yale estão pavimentando os primeiros passos em direção a estas previsões meteorológicas extraterrestres. A premissa é de que alguns dos fenômenos que já conhecemos a partir do estudo da atmosfera terrestre podem ser também aplicados à atmosfera de outros planetas.

De acordo com os pesquisadores, as primeiras previsões acuradas ainda devem demorar pelo menos uma década para aparecer, pois muita pesquisa precisa ser feita para compreender melhor o comportamento da atmosfera destes planetas. No entanto, cientistas já são capazes de utilizar conexões entre o clima e o tempo para antecipar tempestades de areia marcianas.

Como é possível realizar uma previsão do tempo para Marte?

O processo todo se resume a combinar os melhores conjuntos de dadosobservacionais do planeta com modelos numéricos computacionais. Mas, para criar estes modelos, é necessário descrever matematicamente o funcionamento dos fenômenos atmosféricos extraterrestres - Que podem ser muito diferentes dos nossos, já que a própria composição da atmosfera é drasticamente diferente da nossa.

No entanto, antes de focar nas diferenças, precisamos observar as similaridades. Na Terra, por exemplo, a regularidade das tempestades em latitudes médias está associada ao que é chamado de modo anular - uma variabilidade que não está relacionada ao ciclo das estações e é responsável por afetar a formação de nuvens e chuva em todo o planeta.

Depois de analisarem 15 anos de dados atmosféricos coletados de Marte, a equipe de pesquisadores percebeu que a regularidade das tempestades de poeira no hemisfério sul de Marte é muito semelhante à das tempestades terrestres, e pode ser explicada da mesma maneira, através de modos anulares.

Tempestades de poeira marcianas variam desde minúsculos redemoinhos até tempestades de poeira globais que circundam o planeta inteiro. As tempestades menores duram menos de um dia, mas os eventos globais podem durar meses e ser letais em qualquer missão tripulada.

Além de avaliar os efeitos dos modos anulares nestas tempestades marcianas, os pesquisadores também deram um passo além, criando simulações atmosféricas altamente refinadas de Titã, e descobriram que o mesmo vale para esta lua distante.

O fato de termos encontrado modos anulares em mundos tão diferentes da Terra, como Marte e Titã, significa que estes fenômenos podem estar presentes em todas as atmosferas planetárias, desde Vênus até gigantes gasosos ou exoplanetas - Michael Battalio, pesquisador.

Quanto mais compreendermos a natureza periódica destas tempestades e a física por trás do seu funcionamento, melhor poderemos prever a ocorrência de tempestades extraterrestres, evitando grandes prejuízos com equipamentos e tragédias ainda maiores envolvendo a vida de astronautas. Falta pouco para podermos consultar a previsão do tempo para Marte!