Incrível! Um adolescente derruba a árvore mais famosa da Inglaterra

A emblemática árvore era visitada por milhares de turistas todos os anos devido à popularidade que adquiriu ao aparecer num filme. Ela estava localizada próximo à Muralha de Adriano.

árvore, Inglaterra, Robin Hood
Turistas olham para a árvore cortada. Crédito: PA MEDIA.

Os guardas florestais do Parque Nacional de Northumberland acordaram na última quinta-feira (28) e ficaram chocados ao descobrir que a árvore mais famosa do local havia sido derrubada deliberadamente durante a noite e destruída para sempre. Até o momento, há um adolescente de 16 anos sob custódia suspeito de cometer esse vandalismo.

Policiais e guardas florestais presentes no local disseram acreditar que alguém que sabia o que estava fazendo havia habilmente cortado a árvore com uma serra elétrica afiada.

A árvore, conhecida como Sycamore Gap, tinha entre 200 e 300 anos e era um bordo branco. Mas por que era tão famoso? Por muitas razões. Sua popularidade começou quando ele apareceu no filme Robin Hood: Príncipe dos Ladrões, de 1991, estrelado por Kevin Costner. Mais tarde, ganhou o apelido secundário de Robin Hood Tree e apareceu no videoclipe do single número um de Bryan Adams, "(Everything I do) I do it for you".

Em 2003, voltou a ser notícia, quando escapou por pouco dos danos causados pela queda de um helicóptero que filmava um programa de televisão britânico a poucos metros de distância. E mais tarde, em 2016, ganhou fama global novamente ao ganhar o prêmio Árvore do Ano da Grã-Bretanha.

Além disso, a Sycamore Gap é uma das árvores mais fotografadas do mundo, com sua figura imponente entre as duas encostas dos morros, o cartão postal era icônico. Milhares de turistas vinham à região todas as semanas para ver esta árvore emblemática. "Este é um dia incrivelmente triste. A árvore era um ícone no Nordeste e é apreciada por muitas pessoas que vivem ou visitaram esta região", disse o superintendente Kevin Waring. “Era um local popular para eventos pessoais importantes, como propostas de casamento e dispersão de cinzas.”

E como se tudo isso não o tornasse popular, estava localizado próximo à Muralha de Adriano, uma antiga fortificação defensiva criada no ano 122. Esta muralha é uma das principais atrações turísticas da Grã-Bretanha e foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1987. Muitas pessoas caminham pela Muralha de Adriano por caridade e a árvore é um ponto de encontro e descanso no meio do caminho desafiador.

Desânimo e raiva

O espanto é total. “É o coração do Nordeste”, disse ele a Anna Foster, da BBC Radio Newcastle. “Não creio que as pessoas percebam o impacto que isso terá – é como derrubar a ponte Tyne ou a ponte giratória em Newcastle, é igualmente monumental.”

O fotógrafo Ian Sproat correu de sua casa em North Shields para o local quando ouviu a notícia. Há apenas uma semana, sua última fotografia que mostrava a árvore com a aurora boreal como pano de fundo estava viajando pelo mundo. Tivemos um dos melhores shows da Aurora Boreal que o Nordeste já viu, eles preencheram o Sycamore Gap, foi simplesmente lindo. "É algo que sempre lembrarei como minha última foto da árvore."

Ele espera que, embora o impacto inicial seja “devastador” para o turismo e para a população local, os restos da árvore possam ser aproveitados perto do local. “A própria árvore poderia ser usada para algo em torno de Sycamore Gap”, sugeriram. “Não é tão fácil como as pessoas pensam: basta colocar outra árvore lá porque ela está crescendo há muitos anos. Espero que algo de bom resulte disso, mas neste momento é simplesmente devastador”.

“Há muita gente altamente treinada na área e artistas e afins. No Japão, quando uma árvore cai, ela fica pregada no chão. Talvez eles pudessem fazer isso”, comentou um dos vizinhos. O National Trust disse que iria coletar sementes e mudas da árvore, mas o novo exemplar “não seria o mesmo”.