Incrível! Esses dois planetas parecidos com a Terra podem ser habitáveis

Nomeados GJ 1002b e GJ 1002c, esses dois exoplanetas recém-identificados apresentam características semelhantes às do nosso planeta Terra. E pode até haver vida neles!

Exoplanetas vida
Os dois planetas são tão semelhantes à Terra que os cientistas acreditam que a vida pode existir neles.

Ainda é impossível confirmar a vida extraterrestre ou a presença de água nesses planetas. Mas esses dois novos corpos celestes parecem ter todas as características necessárias para serem considerados primos-irmãos da Terra.

Os dois exoplanetas recém-descobertos (planetas que orbitam uma estrela diferente do Sol) foram nomeados GJ 1002b e GJ 1002c. Eles estão "apenas" a 16 anos-luz do nosso sistema solar. É considerada uma distância relativamente pequena pelos padrões astronômicos. Além disso, sua massa é semelhante à da Terra.

E ambos estão na chamada “zona habitável” para os humanos. Ou seja, o ponto ideal entre um planeta que é muito quente ou muito frio para sustentar a vida. Esses planetas estão localizados ao redor da estrela anã vermelha conhecida como GJ 1002. Com base nessas observações, os cientistas acreditam que pode haver vida em ambos os corpos celestes.

GJ 1002b está mais perto da estrela. Leva 10 dias para completar uma órbita, em comparação com 20 dias para GJ 1002c (e 365 dias para a Terra). Ambos os exoplanetas devem estar próximos o suficiente de sua estrela para serem habitáveis. Isso ocorre porque a estrela anã vermelha é bastante fria e fraca, tendo apenas um oitavo da massa do nosso Sol.

Entre 2017 e 2021, foram necessárias 139 observações espectroscópicas (medidas de radiação no espaço profundo) para detectá-los porque eles emitem tão pouca luz. Para isso, os especialistas utilizaram dois instrumentos de observação espacial particularmente sensíveis: ESPRESSO e CARMENES.

Para estudar a presença de oxigênio na atmosfera dos dois exoplanetas, os cientistas usarão o futuro espectrógrafo ANDES do Extreme Large Telescope (ELT) de ESO, localizado no deserto de Atacama (Chile). Usando equipamentos de última geração e algoritmos de processamento de dados, os pesquisadores podem medir as assinaturas químicas dos 5.000 exoplanetas descobertos até o momento.

Os exoplanetas confirmados com maior índice de similaridade com nosso planeta Terra são: Kepler-296e (93% de similaridade) e Kepler-395c (91%). O planeta KOI-4878.01, que tem 98% de semelhança com a Terra, ainda está pendente de confirmação.