Você sabe quanto tempo demora para a luz do Sol chegar aqui na Terra?

Sabe-se que a luz do Sol viaja no vácuo do espaço com velocidade constante e também sem sofrer nenhuma alteração até que chegue na Terra, mas você sabe ou pelo menos imagina quanto tempo demora essa trajetória?

sol
Descubra aqui quanto tempo leva para a luz do Sol chegar até a superfície da Terra.

Existe uma velocidade considerada constante em que a luz do Sol viaja pelo espaço, ou seja, viajando no vácuo, pode-se dizer que quase nunca sofre alguma alteração, e é por conta desse grande feito que os raios solares não levam muito tempo para chegar aqui na Terra.

A luz do Sol leva em torno de minutos para conseguir adentrar a superfície da Terra. Mas você sabe quanto tempo demora para a luz solar chegar em nosso planeta?

Quando cientistas relatam que são minutos que a luz do Sol leva para adentrar a superfície terrestre, é uma média calculada que não leva em conta o tempo que outros tipos de partículas, como os fótons, levam para conseguir sair de dentro do núcleo solar.

Da mesma forma deve-se pensar sobre o tempo, em que o universo aponta para a existência de galáxias localizadas milhões de anos-luz de distância, portanto, é importante dizer que a luz que a enxergamos na Terra pode ter deixado a superfície dessas estrelas há milhões de anos. Muito tempo não é mesmo?

O tempo que não vemos

Falando de forma matemática, a luz solar se move no vácuo a 300 mil quilômetros por segundo, enquanto a Terra orbita o Sol a uma distância de 150 milhões de quilômetros.

Você sabia que se o Sol desaparecer um dia, nós só saberíamos disso muito tempo depois? Pois é, não perceberíamos tão de repente assim a ausência da nossa estrela solar. Inclusive, se a fusão do hidrogênio em hélio no núcleo solar fosse interrompida, é muito provável que não perceberíamos isso durante alguns anos.

sol
O sol está muito longe da Terra, disso todos sabem, mas quanto tempo leva para sua luz adentrar a superfície terrestre?

Voltando a matemática, para sabermos quanto tempo demora para a luz do Sol chegar na Terra é simples, basta dividir o movimento da luz no vácuo (300.000 km/s) pela distância da Terra e do Sol (150.000.000 km), com isso chegamos à marca de 500 segundos, sendo o resultado 8 minutos e 20 segundos. Surpreendente não é mesmo?

A conta é simples, o tempo não é tão grande e nem tão pequeno, porém, nesse cálculo não é levado em consideração o tempo que os fótons precisam para sair do núcleo solar. E por que essas partículas não entram no cálculo? É algo complexo, pois se trata de partículas que ficam vagando dentro da estrela até finalmente conseguirem alcançar a sua superfície e depois viajar no espaço.

O que são os fótons do Sol

Esses fótons que ficam vagando dentro do Sol até chegarem à superfície são consideradas partículas fundamentais e capazes de transportar a luz e todo o tipo de radiação. Aliás, vale ressaltar que os fótons têm seu início como radiação gama, emitidos e absorvidos por diversas vezes dentro da zona radioativa solar.

youtube video id=6EG2ttCYbrA

É até por isso que esses fótons presentes no Sol demoram para sair de fato da estrela, pois percorrem um longo caminho. Vale salientar que o Sol produz esse tipo de partícula através da fusão nuclear de átomos encontrados em seu interior. Um fato interessante é que desde a sua produção até a sua saída da estrela, os fótons gastam cerca de 100 mil anos.

Neutrinos do Sol

Outras partículas que são produzidas no Sol são chamadas neutrinos, que também são produzidas no núcleo terrestre, e levam esse nome por não interagirem com a matéria e por isso são capazes de atravessar o Sol imediatamente após a sua formação, ou seja, totalmente o oposto dos fótons.

Apesar de parecer simples e menos complexo, foi a existência de neutrinos que permitiu que os cientistas pudessem desvendar alguns segredos sobre o Sol, como por exemplo, a velocidade com que a luz do Sol chega na superfície da Terra.

Inclusive, a partir dessa presença de neutrinos no Sol, é possível afirmar que sim, levaria muito tempo até que a humanidade pudesse sentir de fato os resultados de um apocalipse solar, ou seja, a destruição do Sol.