Incêndios incontroláveis em Córdoba, na Argentina

Domingo foi o pior dia de incêndios na província de Córdoba, com rajadas intensas de vento norte. 150 pessoas tiveram que ser evacuadas. Dois grandes focos de incêndio permanecem ativos, uma entre Capilla del Monte e Cruz del Eje, e a outra em Cosquin.

Córdoba incendeia chamas
Um índice extremo de perigo de incêndio permanece na província. Foto: Ariel Luna via lavoz.com.ar

O norte de Córdoba tem atualmente um dos piores incêndios de que se tem memória desde 2008. Os focos começaram na madrugada de sábado, 15 de agosto, perto de Villa Albertina, no departamento de Ischilín. Mas com o passar dos dias, as chamas se espalharam. No último domingo à noite chegaram à Rota 38, perto da cidade de Copacabana.

Dessa sequência de dias infernais, com altas temperaturas e ventos intensos de quadrante norte, o domingo foi o pior. Cerca de 150 pessoas tiveram que ser evacuadas de suas casas para prevenção, embora não tenha havido feridos ou mortos.

O Diretor de Defesa Civil da província de Córdoba Diego Concha indicou que "o fogo está descontrolado", apesar do inestimável esforço de cerca de 170 bombeiros que combatiam as chamas junto com três hidrantes.

Os incêndios são de tal magnitude que rodovias foram interditadas para Cruz del Eje a Capilla del Monte, dada a pouca visibilidade provocada pela fumaça e o perigo representado pelas chamas na estrada.

“A visibilidade é praticamente nula e isso dificulta a tarefa da mídia aérea. As equipes com unidades pesadas, como caminhões de bombeiros e caminhões-tanque para proteger o grande número de casas, também estão enfrentando muita dificuldade”, explicou o Diretor Diego Concha.

A situação no início da semana

Até esta segunda-feira, dois grandes focos de incêndio permaneceram ativos, e o combate dos bombeiros será realizado com o auxílio de 5 hidrantes e dois helicópteros.

A mídia local La Voz destaca que o grande incêndio, que devastou a região entre Capilla del Monte e Cruz del Eje no domingo, continua ativo, embora com uma situação menos crítica em relação ao fim de semana, onde rajadas de mais de 70 km/h complicaram ainda mais a situação.

Ainda será realizado um levantamento dos danos sofridos na região, onde se estima que existam cerca de 7 casas com danos totais e parciais.

Edgardo Castro, presidente da Comuna de Río Pinto, perto de Capilla del Monte, disse que uma dos últimos dados que receberam das autoridades foi de cerca de 18.000 hectares atingidos por incêndios na província do norte.

O reporte diário fornecido pelos bombeiros e divulgado indica a persistência de ventos intensos de norte, mantendo como extremo o índice de risco de incêndio.

O segundo grande foco de incêndio ativo na província permanece em Cosquin. A equipe de bombeiros continua trabalhando para combater o fogo, com moradores tendo que ser evacuados.