Imagens chocantes: quase 2.000 mortos pelas chuvas na Índia e no Paquistão

As chuvas torrenciais afetam milhões de pessoas na Índia e no Paquistão, deixando quase 2.000 mortos nos últimos dois meses. Trata-se de um evento de monção com características históricas.

inundações chuva Paquistão Índia mortos monção
Julho de 2022 foi o mais chuvoso em três décadas, com 133% de chuva acima da média no Paquistão. Foto: redes sociais.

Na Índia e no Paquistão, o número de vítimas fatais se aproxima de mil em cada um dos países, enquanto o número de desaparecidos não foi confirmado ainda. Este desastre é uma consequência das chuvas de monção torrenciais e devastadoras que vêm ocorrendo nos últimos meses, e ganharam força novamente nestes últimos dias de agosto também no Afeganistão, Bangladesh e em boa parte do Oriente Médio.

No momento da redação deste relatório, a mídia local contava mais de 50 mortes no norte e leste da Índia em apenas três dias, e mais de 820 mortes nos últimos 2 meses no norte do Paquistão. Isto tudo como consequência de enchentes repentinas, transbordamentos de rios e arroios, inundações e deslizamentos de terra que deixam danos avassaladores.

Recordemos que este regime de chuva sazonal (chuvas de monção) ocorre todos os anos na sua época de verão mas, particularmente durante as duas últimas estações, têm tido um número impressionante de vítimas mortais devido aos fortes eventos de chuvas torrenciais registrados. De fato, as autoridades paquistanesas destacam esses eventos como as piores chuvas a atingir o país em décadas.

Em particular, estamos rumo ao terceiro ano consecutivo com o fenômeno ENOS ativo em sua fase fria, mais conhecida como o fenômeno "La Niña". Isso reverbera de diferentes maneiras ao redor do globo. Em particular para a área de interesse deste texto, os impactos (considerando apenas este fenômeno) resultam em regimes de chuvas alterados com precipitações acima do normal, e isso é corroborado nas observações deste último trimestre.

inundações chuva Paquistão Índia mortos monção
Impactos climáticos regionais do fenômeno La Niña. Imagem: NCEI-NOAA

Em junho deste ano as mortes na Índia e Bangladesh devido aos eventos de chuva já estavam na casa de centenas, e infelizmente em julho este número fatal se repetiu em vários países do Oriente Médio, com fortes tempestades. No caso da Índia, há pouco menos de 4 semanas, a importante atividade elétrica com raios no solo deixou mais de 70 mortos em 7 dias, sendo que o país tem um total de 750 mortos desde abril pela mesma causa. Enquanto isso, as chuvas continuam a ameaçar neste final de agosto.

Monção em Paquistão

Até agora, cerca de 830 pessoas morreram no Paquistão como resultado das chuvas torrenciais dos dois últimos meses, e desse número, 313 são menores de idade. Mais de três milhões de paquistaneses foram afetados por enchentes e deslizamentos de terra devido à ocorrência de chuvas de monção.

A esses números impressionantes se somam quase 1.400 feridos, e segundo a Autoridade Nacional de Gestão de Desastres (ANGD) do Paquistão, confirmou-se que pelo menos 160 mil pessoas vivem atualmente em acampamentos e abrigos de emergência porque as chuvas levaram tudo o que tinham.

A ANGD emitiu um comunicado de alerta para notificar que são esperadas novas chuvas que deixarão acumulados muito elevados no restante desta semana nas áreas montanhosas da divisão DG Khan e nos rios ou canais do leste do Baluchistão, que é uma das províncias mais atingidas por esse fenômeno no sudoeste do Paquistão.

As próximas chuvas podem trazer mais complicações. Aliás, as autoridades confirmaram a grave situação em que já se encontram as vias e estradas da área, com quase 2.900 quilômetros de estradas e 129 pontes destruídas, e a isto juntam-se mais de 500 mil cabeças de gado perdidas.

Monção na Índia

As últimas notícias sobre os efeitos da monção na Índia contabilizam pelo menos 50 pessoas mortas entre 18 e 20 de agosto no leste e norte do país. As regiões mais afetadas foram Assam e Meghalaya, além de 4 milhões de pessoas que foram afetadas nos distritos de Sylhet e Sunamganj (Bangladesh). Esse número se soma às centenas de mortes que foram registradas pelos mesmos motivos nessas duas nações desde o início desta estação chuvosa.

A grande quantidade de água que cai neste tipo de relevo íngreme desencadeia os piores deslizamentos de terra. Infelizmente, muitas cidades estão instaladas lá de forma inadequada, são áreas perigosas e as construções são muito fracas, por isso a água e a lama devastaram inúmeras cidades.

Centenas de pessoas presenciaram o momento em que suas casas foram reduzidas a escombros carregados pela lama que deslizou a toda velocidade ladeira abaixo. Enquanto corriam para salvar suas vidas, as equipes de resgate rapidamente tentaram salvá-los evacuando todos os sobreviventes.