Iceberg deixa uma aldeia na Groenlândia em alerta

A aldeia groenlandesa de Innaarsuit teve que ser evacuada devido ao risco de choque e de tsunami em decorrência do desprendimento de gelo. Os ventos do sul ajudam no seu distanciamento.

youtube video id=jv3sL0OKtPI

Um enorme bloco de gelo, separado de uma geleira no mês passado, mantém uma pequena cidade no noroeste da Groenlândia em alerta. Na cidade costeira de Innarsuit, com apenas 169 habitantes, aqueles que vivem na área costeira foram evacuados durante a semana passada devido ao perigo latente de desprendimento de blocos de gelo que podem causar grandes ondas que inundam o local.

Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), este imenso bloco de gelo de 100m de altura é considerado "o mais pesado que já foi observado" na área, com peso em torno de 10.000 toneladas, e uma ruptura de sua estrutura colocaria em risco tanto os habitantes da cidade, como para o seu abastecimento de energia.

Desde a semana passada foi estabelecido um perímetro de segurança, com a presença do navio da Marinha dinamarquesa "Knud Rasmussen" e o avião "Challengerfly" do Comando Ártico pertencente ao exército dinamarquês.

Nas últimas horas a notícia tem sido animadora: o gigantesco iceberg começa a se afastar lentamente graças aos fortes ventos do sul, segundo informou a ESA.