Histórico: furacão Iota atinge categoria 5 em pleno mês de Novembro

O 30º sistema de dessa temporada recorde alcançou a categoria superior muito rapidamente, algo incomum para em mês de Novembro. Seus efeitos já foram sentidos nas ilhas colombianas, e esta noite atingirá a Nicarágua.

Depois de se tornar o 13º furacão desta temporada histórica no Atlântico na manhã de domingo (15) (com 30 tempestades nomeadas na época), Iota sofreu uma intensificação repentina chegando a categoria 5 nesta segunda-feira (16).

De acordo com a parte oficial do Centro Nacional de Furacões (NHC) correspondente à hora 15Z (meio-dia no Brasil), Iota está localizada a apenas 65 km a oeste da ilha colombiana de Providencia e 160 km a leste/sudeste de Puerto Cabezas na Nicarágua.

Move-se para oeste com uma velocidade de deslocamento de 15 km/h, ventos sustentados de 260 km/h, o que o torna um furacão de categoria 5, algo não visto desde 1932 na Bacia do Atlântico em um mês de Novembro próximo ao final do temporada.

As consequências de Iota já começam a ser sentidas nas ilhas colombianas de Providencia e San Andrés, na costa da Nicarágua. O furacão deve atingir o nordeste da Nicarágua nesya noite de segunda-feira (16), perdendo gradualmente a intensidade na quarta-feira à medida que atravessa a América Central.

Infelizmente, Iota segue uma trajetória muito semelhante à do furacão Eta há pouco tempo, deixando pelo menos 120 mortos e intensas inundações e deslizamentos de terra na Guatemala, Honduras e Nicarágua.