Gripe aviária: mais de 5.000 aves morrem em Israel!

Autoridades israelenses falaram sobre o desastre natural mais mortal da história, envolvendo aves selvagens - os Grous.

Gripe aviária
Mais de 5.200 grous foram mortos pelo vírus H5N1, um número "excepcional" em comparação com anos anteriores, de acordo com especialistas.

Um surto de gripe aviária matou mais de 5.000 grous selvagens - sendo 2.000 em menos de uma semana! - em uma reserva no norte de Israel. Todos os anos, casos são registrados nas margens do Lago Hula. Mas em 2021, o número de aves mortas é incomumente alto para a gripe sazonal, de acordo com as autoridades dos parques envolvidos. Além dos 5.000 que morreram, estima-se que 10.000 pássaros estejam infectados, de acordo com Ohad Hatsofe, especialista da Autoridade Israelense de Parques e natureza.

Mais de 5.200 grous mortos pelo H5N1

O vírus afeta Israel todos os anos, mas neste ano a epidemia é muito maior do que nos anos anteriores, conforme explicou Uri Naveh, o cientista sênior da Autoridade. Mais de 5.200 grous morreram, um número "excepcional" segundo o cientista. A epidemia está se espalhando pela Reserva natural de Hula, no norte do país entre as montanhas libanesas e de Naftali. O Vale do Hula faz parte da rota percorrida pelos 500.000 grous comuns que migram anualmente.

Milhares deles param porque o lago raso permite que eles descansem por lá antes de continuar sua jornada para o calor da África, onde se reproduzem a partir de meados de março. A cada ano, estima-se que mais de 40.000 grous pousam neste vale. As carcaças são coletadas por guardas florestais em trajes de proteção para evitar que outras aves sejam contaminadas pelo H5N1. "Este é o pior golpe para a vida selvagem na história do país", tuitou o ministro do Meio Ambiente, Tamar Zandberg.

Galinhas poedeiras contaminadas

A gripe aviária, que está devastando a população de grous, também foi detectada em algumas populações de galinhas, ainda no norte do país, segundo o Ministério da Agricultura de Israel. O governo, portanto, decidiu suspender as vendas de ovos de fazendas afetadas pelo vírus H5N1. A mídia local está falando sobre meio milhão de galinhas poedeiras - provenientes de uma fazenda a apenas alguns quilômetros do lago - abatidas para limitar a propagação do vírus.

É raro que a gripe aviária se espalhe para os humanos, mas houve epidemias no passado desta forma. Até o momento, nenhum caso de transmissão para humanos foi identificado. Mas a autoridade israelense permanece cautelosa e alerta a população porque esta gripe "pode ser perigosa se contraída por humanos". E o H5N1 "é fatal para 36% a 50% das pessoas infectadas", disse Ohad Hatsofe. A Organização Mundial da Saúde estima que este vírus matou 450 pessoas desde 2003, principalmente na Indonésia, no Egito e no Vietnã.