Frente fria e massa de ar polar avançam pela Região Sul

Esse fim de semana um nova frente fria avança pela Região Sul e uma massa de ar polar volta a derrubar as temperaturas no fim de semana. Há potencial de temporais localizados.

Chuva e frio no Sul
Sistema frontal traz novamente potencial para chuvas na Região Sul, porém com menor intensidade. Massa de ar polar volta a derrubar as temperaturas.

Nos últimos dias uma região de cavado aliado a um sistema de baixa pressão contribuíram para chuvas volumosas na Região Sul. Os maiores volumes ocorreram no estado de Santa Catarina e no leste do Paraná. Em Chapecó e Xanxerê os acumulados ficaram em torno dos 135 e 120 mm, respectivamente. Em Joaçaba e Campo Novos, ainda em Santa Catarina, as chuvas provocaram volumes entre 70 e 90 mm. Já em Curitiba, os acumulados ficaram em torno dos 65 mm.

Para o fim de semana, uma frente fria avança, porém provoca mais aumento da nebulosidade do que chuva em boa parte da Região Sul. Potencial de chuvas mais volumosas, somente no Rio Grande do Sul. A seguir, mostramos os detalhes.

Alertas destaque para o fim de semana

Uma frente fria, que se formou ao longo da última madrugada e provocou chuvas intensas no sul do Rio Grande do Sul e no Uruguai, se afasta para o oceano mas consegue avançar pelo estado gaúcho no decorrer deste sábado (13). Devido à formação de um cavado e à intensificação dos ventos em níveis mais elevados da atmosfera, há potencial para temporais localizados pela manhã na Serra Gaúcha, no norte do Rio Grande do Sul e no oeste catarinense.

Na parte da tarde, o sistema passa a atuar em todas as regiões de Santa Catarina e no Paraná. Por perder força, as chuvas ocorrem com fraca intensidade e de forma isolada. O destaque mesmo fica para o avanço da massa de ar polar, que traz de volta a sensação de frio para todo o território gaúcho e, a partir do meio da tarde, para Santa Catarina e o Paraná, onde será mais evidente ao longo da madrugada.

No domingo (14), o sistema frontal já se encontra muito enfraquecido e afastado no oceano. Já a massa de ar polar. Não consegue avançar para norte e se mantém sobre a Região Sul, com o seu centro sobre o Rio Grande do Sul. Assim, o tempo firme predomina sobre o estado gaúcho.

Já no centro-leste de Santa Catarina e do Paraná, o tempo fica nublado e com temperaturas amenas, devido aos ventos de sudeste que, além de transportar o ar mais frio, também contribui para o aumento de umidade. Há potencial para chuvas de fraca intensidade e isoladas.

Essa condição também é observada no leste de São Paulo, pelos mesmo motivos, porém, como os ventos atingem perpendicularmente a costa, as chuvas de fraca a moderada intensidade que acontece desde a madrugada, se prolongam pelo dia com menor intensidade e se espalham, à partir da tarde para o Rio de Janeiro.