Fortes inundações atingem a ilha de Creta, na Grécia

No início da semana, chuvas torrenciais provocaram grandes inundações que danificaram estradas, arrastaram carros e invadiram casas na ilha de Creta, a mais populosa da Grécia

Fortes inundações atingem a ilha de Creta, na Grécia
Chuvas torrenciais provocaram grandes inundações, destruindo estradas, arrastando carros e invadindo casas na ilha de Creta, na Grécia. (imagens: REUTERS)

Fortes enchentes atingiram a ilha grega de Creta esta semana, danificando estradas, inundando centenas de casas e arrastando carros para o mar. Nenhum ferido foi relatado até o momento, mas oito pessoas foram resgatadas pelos bombeiros depois de ficarem presas em veículos ou casas.

Autoridades relataram que os maiores danos causados pela inundação severa foram registrados em Hersonissos, Anissaras, Gouves, Gournes, Analipsi, Stalis e Malia. Moradores destas cidades buscaram refúgio nos telhados de suas casas enquanto a água lamacenta varria as ruas, arrastando carros, móveis e destroços.

Desde a noite passada até hoje, grandes quantidades de água transformaram as ruas em rios (...) e, infelizmente, os danos são inestimáveis”, disse Tassos Kouroupakis, da defesa civil de Creta.

As inundações foram causadas por chuvas torrenciais que começaram já nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (10). Os danos não foram maiores porque empresas e comércios da região já estavam fechados desde sábado, quando um bloqueio nacional foi decretado para conter a nova onda de contágio por COVID-19.

Os bombeiros da Região de Creta foram colocados em estado de vigilância geral, segundo um comunicado. A malha rodoviária da ilha foi danificada, escolas foram fechadas e os moradores foram aconselhados a ficar em casa. As enchentes também causaram cerca de trezentas ocorrências de deslizamento de terra, rompimento de canos e quedas de árvores.

Fortes inundações atingem a ilha de Creta, na Grécia 2
É a terceira vez em menos de um mês que a área é atingida por enchentes, e as chuvas devem continuar até esta quinta-feira (12). (imagens: REUTERS)

Os bombeiros disseram ao serviço de notícias Reuters que receberam mais de 300 ligações de residentes, principalmente para bombear a água das enchentes em casas e lojas, além de terem ajudado dezenas de pessoas presas em carros ou prédios, movendo-as para locais seguros na capital e na área de Rethymno.

Em Setembro deste ano, danos imensos já haviam sido registrados após a passagem do Furacão do Mediterrâneo Ianos pela Grécia, que causou grande destruição na região. Desde então, tempo severo tem atingido a Ilha com regularidade.

De acordo com relatórios locais, o Aeroporto Internacional de Heraklion, em Creta, já havia sido forçado a suspender pousos e decolagens quando o mau tempo atingiu a ilha em Outubro. É a terceira vez em menos de um mês que a ilha de Creta é atingida por enchentes severas.

O evento atual não está associado a nenhum furacão ou outro fenômeno de grande magnitude, como Ianos, mas é decorrente de uma região de baixa pressão agindo sobre a Grécia. Previsões indicam que as chuvas devem continuar até a próxima quinta-feira (12).