Fortes chuvas no nordeste causam mortes e transtornos

Intensas tempestades assolaram o norte do nordeste nos últimos dias de Março. As fortes chuvas causaram mortes, enchentes, alagamentos e o rompimento de 17 açudes de criação de peixes. O município Lavras da Mangabeira, CE, registrou 181mm de chuva em apenas 24h.

Imagens no Infravermelho com temperatura realçada do GOES-16 mostram nuvens convectivas atuando no nordeste do Brasil.

De acordo com os dados coletados nos postos pluviométricos do estado do Ceará, o município de Lavras da Mangabeira, 422,4 km de Fortaleza, teve a maior precipitação entre as 7 horas de sábado (30) e o mesmo horário deste domingo (31) com 181 mm de chuva. Lavras é seguido por Cariús, com 147 mm, e Aurora, 136 mm. Outros dois municípios tiveram precipitações acima de 100 milímetros: Várzea Alegre (135mm) e Granjeiro (105mm). Todos na região do Cariri.

Em São João do Arraial (PI), a 273 Km de Teresina, 17 açudes de criação de peixes se romperam após fortes chuvas dos últimos dias. A prefeitura do município decretou situação de emergência após R$ 200 mil em prejuízos. Uma família ficou desabrigada com o alagamento. Já no Ceará 30 açudes sangraram. No Piauí, quatro homens e um carro foram levados por uma correnteza na madrugada de terça (2) na divisa de Carnaubal com Domingos Mourão. Dois morreram durante o ocorrido.

A capital paraibana, João Pessoa, acumulou 72,6 mm - na estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia - em apenas três horas durante a manhã da segunda-feira (1), entre 7 horas e 10 horas. Já pela estação convencional o acumulado chegou a 53 mm, no período de 24 horas, entre às 9 horas de domingo (31) e às 9 horas da segunda-feira (1). A média de chuva para o mês de Abril é de aproximadamente 30 mm apenas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta para “perigo potencial” de chuvas torrenciais entre o fim de Março e o início de Abril. De acordo com o órgão, quase todo o litoral nordestino corre o risco de apresentar precipitações entre 20 mm e 30 mm, por hora.

Causa das Chuvas

As chuvas que estão assolando o norte do nordeste do Brasil foram causadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que tem sido favorecida pelas anomalias positivas de temperatura do oceano Atlântico sul. As anomalias positivas indicam que o oceano Atlântico sul está mais quente em relação a sua base histórica de dados. Com temperaturas mais altas, a evaporação gerada intensifica as nuvens que compõem a ZCIT.

Climatologicamente, a ZCIT é responsável por boa parte da precipitação do norte do nordeste brasileiro durante o verão austral. Com o término do período de verão (20 de Março), a ZCIT inicia uma lenta jornada em direção ao hemisfério norte.

Previsão para os próximos dias

De acordo com as previsões de precipitações do modelo Eta 15km, as chuvas devem permanecer ativas nos primeiros dias de Abril no extremo norte do nordeste. O norte do Maranhão e Piauí e todo o estado do Ceará são as regiões que mais devem receber acumulados de precipitação entre os dias 4 e 8 de Abril. A intensidade deve diminuir até o fim desta semana na parte leste do nordeste.