Forte tempestades causa estragos e inundações em Portugal

O risco de enchentes localizadas já era previsto a muito tempo, devido à rápida chegada da tempestade que atingiu o país na última segunda-feira. Neste momento, e durante as próximas horas, as condições de tempo severo irão continuar. Confira aqui os vídeos e demais informações!

A tempestade descarregou uma quantidade significativa de chuva, gerou trovoadas e, até mesmo, granizo em um curto espaço de tempo. Houve várias ocorrências causadas por esta depressão, que ainda afeta Portugal nesta terça-feira (14).

Motoristas ficaram presos no interior dos seus carros, houve queda de árvores devido ao vento forte e muitos outros estragos, desde a área do Centro Comercial Braga Parque (Braga), que ficou totalmente alagada, até ao idoso que teve de ser resgatado em Évora e à destruição parcial do Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco.

Na data de edição desta notícia, ainda se estima um agravamento das condições meteorológicas nas próximas horas, e os Serviços Municipais de Proteção Civil estão bastante atarefados.

Em Coimbra, a Praça 8 de Maio ficou inundada como mostra o vídeo acima, fazendo com que os bombeiros intervissem no escoamento da água de algumas casas e lojas no centro da cidade. Também houve queda de árvores e de estruturas.

Já nesta terça-feira, no Alentejo, em diversos concelhos dos distritos de Évora e Beja, houve mais de vinte inundações, especialmente nas vias públicas e habitações, de acordo com a Proteção Civil. O vídeo acima mostra a precipitação que caiu muito rapidamente e não pôde ser absorvida pelo terreno, na área de Moura e Sobral da Adiça, o que levou a um grande escoamento superficial e causou cheias.