Furacão Nicholas atinge o sul dos Estados Unidos

Nesse domingo a Tempestade Tropical Nicholas se formou sobre o Golfo do México e não demorou para atingir o sul dos Estados Unidos como um furacão de categoria 1 na madrugada dessa terça-feira, causando muitas chuvas e ventos fortes!

Furacão Nicholas
Imagem de satélite de momentos antes do Furacão Nicholas atingir a costa do estado do Texas, Estados Unidos, com força de categoria 1.

O Golfo do México se tornou uma área fértil para a formação e desenvolvimento de ciclones tropicais nas últimas semanas. Primeiro com a formação do poderoso Furacão Ida no final de agosto e, em seguida, a formação da Tempestade Tropical Mindy, que atingiu o estado da Flórida na semana passada.

Nesse domingo (12) a tempestade tropical Nicholas se tornou a mais nova tempestade a se formar no Golfo, próximo a costa leste do México. Após sua formação, Nicholas passou a viajar para norte, mirando um impacto direto com o continente (landfall) sobre o estado do Texas, Estados Unidos.

Como Nicholas não teve muito tempo sobre as águas quentes do Golfo do México, desde sua formação até seu landfall, esperava-se que ele se mantivesse na categoria de tempestade tropical. Porém, surpreendentemente, Nicholas conseguiu evoluir para um furacão de categoria 1 antes de atingir os EUA na madrugada dessa terça (14).

Nicholas tocou o continente no início dessa terça a 15 km a oeste/sudoeste de Sargent Beach, Texas, próximo a cidade de Galveston, com ventos sustentados de 120 km/h. Momentos após tocar o solo, Nicholas perdeu um pouco de força e voltou a categoria de tempestade tropical, com ventos sustentados de 100 km/h e rajadas de 120 km/h.

A chegada de Nicholas trouxe ventos fortes, tempestades e deixou mais de 360 mil consumidores sem energia no estado do Texas. Agora a tempestade segue caminho sobre o continente, de forma lenta, se dirigindo para nordeste, podendo atingir a cidade de Houston nas próximas horas.

O estado da Louisiana, muito prejudicado pela passagem do furacão Ida - o 5º furacão mais forte que já atingiu o continente norte americano – que deixou dezenas de mortos e mais de um milhões de moradores pelo estado sem energia, deverá ser o próximo na rota de Nicholas. O presidente Joe Biden já declarou estado de emergência no estado de Louisiana.

As chuvas torrenciais associadas a Nicholas representam uma séria ameaça aos residentes dos estados do Texas e Louisiana, que poderão receber acumulados de 120 a 250 mm, com algumas regiões podendo acumular mais de 300 mm. Esses grandes acumulados poderão gerar inundações repentinas, como ocorreu com Ida, especialmente das regiões metropolitanas das grandes cidades.

O sudeste da região metropolitana de Houston, Texas, já registrou acumulados entre 100 e 180 mm nas últimas 24 horas. A cidade de Galveston foi a que registrou o maior acumulado, por enquanto, de 355 mm!

Com a formação da próxima tempestade tropical - que não tardará muito - a temporada de 2021 irá superar o número médio de tempestades esperadas em uma temporada.

Nicholas se tornou a 14ª tempestade nomeada e o 6° furacão da atual temporada de furacões do Atlântico Norte. Como a temporada recorde de 2020, a temporada desse ano está prestes a ultrapassar as médias climatológicas, já que, pela média, apenas 14 tempestades nomeadas se formam durante uma temporada inteira, sendo 6 delas furacões.

O próximo ciclone tropical não deve demorar!

A 15ª tempestade nomeada não demorará a surgir, novos distúrbios tropicais surgiram no leste do Atlântico Tropical, próximos a costa da África, e apresentam grande potencial de desenvolvimento.

Esses distúrbios já apresentaram uma organização nas últimas horas, sendo classificados como Invest 95L pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês), e está próximo de se tornar a depressão tropical 15. Se o novo sistema continuar a evoluir, poderá se tornar a 15ª tempestade da temporada e receberá o nome Odette.