Caos na França: chuvas torrenciais provocam inundações e desaparecidos

O final da manhã desta terça-feira (14) foi marcado por tempestades extremamente violentas no Departamento de Gard, que causaram inundações excepcionais e deixaram, ao menos, duas pessoas desaparecidas.

Embora a temida grande enchente no Aude, que era prevista para a última quarta-feira, não tenha ocorrido, foi o Departamento de Gard que sofreu com o mau tempo nesta terça-feira (14), com uma tempestade estacionária que afetou o Vaunage, planície localizada entre Nîmes e Sommières. Durante esta manhã, uma célula particularmente ativa gerou cerca de 23.000 raios neste Departamento, e veio acompanhada por violentas rajadas de vento (de até 105 km/h em Nîmes), por tempestades de granizo (com granizo de até 5 cm de diâmetro) e precipitações intensas.

Os acúmulos mais significativos foram registrados na estação Saint-Dionisy, com 276 mm coletados entre as 9h e as 13h, dos quais 111 mm em apenas uma hora e 260 mm em 3 horas, entre 9h15 e 12h15. Com tanta precipitação em um período de tempo tão curto, houve uma enchente significativa, principalmente nas áreas urbanizadas. O centro de Nîmes não foi poupado, em particular os seus distritos do sul. Toda esta quantidade de chuva precipitada em apenas algumas horas equivale ao esperado para um período de três meses nesta região.

Além desses acúmulos de água, os níveis de muitos rios aumentaram a uma taxa notável. Como foi o caso do Rio Rhôny, cuja medição era de apenas 0,37 m às 10h e atingiu 4,45 m logo após às 13h, um aumento de mais de 4 metros em apenas 3 horas! Não muito longe dali, a cidade de Bernis foi afetada pela enchente do Vieux Vistre. Sua classificação atingiu 3,63 m às 14:05h, apenas 10 cm a menos do que durante as inundações históricas de 3 de outubro de 1988, deixaram 9 mortos, 50.000 vítimas e 4 bilhões de francos em danos na região de Nîmes.

Diante desta situação, o Departamento de Gard foi colocado em alerta vermelho contra trovoadas intensas e inundações no final desta manhã. Como consequência dessas inundações excepcionais, as condições de tráfego tornaram-se muito difíceis. A rodovia A9 teve que ser interrompida ao tráfego pois centenas de veículos não conseguiam se deslocar, devido às estradas que se tornaram intransitáveis com a subida das águas. O tráfego na SNCF também foi completamente interrompido entre Nîmes e Montpellier.

No meio desta tarde, a prefeitura anunciou que eram procuradas duas pessoas nos setores de Aigues-Vives e Uchaud. Além disso, um trabalhador ficou levemente ferido em uma fábrica em Vergèze. No total, cerca de 800 bombeiros foram mobilizados para socorrer as vítimas e levar moradores e motoristas em segurança. Após uma calmaria na noite desta terça-feira e na noite seguinte, prevê-se na quarta-feira uma nova formação de trovoadas nestes mesmos setores, com risco de inundações. Os Departamentos de Hérault e Gard permanecem sob alerta laranja.