Forte tempestade geomagnética atinge a Terra

O vento solar acelerou e seus efeitos começam, incluindo espetaculares luzes do norte nas próximas horas.

Estamos passando pelo ciclo solar 25 e sua atividade de manchas e erupções solares tem sido relevantes. Nesta semana, um grande buraco coronal apareceu no hemisfério sul do Sol, algo que já está tendo efeitos notáveis no planeta Terra.

Observações recentes confirmaram a entrada deste vento em nosso planeta e o Centro de Previsão do Clima Espacial emitiu um alerta de tempestade geomagnética G3 (forte) que se combinou com uma ejeção de massa coronal cujos efeitos começaram ontem, 23 de março, e se estenderão até o dia 26.

A população não deve sofrer as consequências, mas devido à perturbação do campo magnético do planeta, espetaculares auroras boreais podem ocorrer nas próximas horas sobre países como Canadá, Alasca, Rússia, Noruega, Groenlândia, Escócia, entre outros.

Em questões tecnológicas, podem ocorrer variações controláveis de tensão e algumas perturbações intermitentes no Sistema de Posicionamento Global (GPS); Associado à isso, os satélites em Órbita Terrestre Baixa podem sofrer um aumento na sua resistência, alterando ligeiramente o seu movimento.

Vídeos em Destaque