Forte chuva em João Pessoa supera média histórica de 30 anos!

João Pessoa registra fortes chuvas desde a madrugada de sexta-feira (26). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de perigo de chuvas para João Pessoa e outras 112 cidades paraibanas.

chuva em joão pessoa
De acordo com a Defesa Civil, o volume de chuvas é superior ao que deveria ocorrer em todo o mês de fevereiro, com um acréscimo de 60% do que já estava previsto.

Os dados pluviométricos apontam que choveu no intervalo de 8 horas o total de 167,8 milímetros. A média histórica para o mês de fevereiro inteiro, conforme medições dos últimos 30 anos, é de 108 milímetros. O índice superou em 55% a média. Com previsão de mais chuvas nas próximas horas, todas as secretarias municipais estarão de prontidão no fim de semana com equipes prontas para atender às demandas causadas pela chuva.

Ao todo, 98 municípios estão em alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas, 22 em perigo de acumulado de chuvas e 13 em grande perigo de acumulado de chuvas. No total, os avisos se repetem em 13 cidades.

Para as cidades com alerta amarelo de perigo potencial de chuvas, a previsão é de que chova entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Nos municípios em alerta vermelho de grande perigo de acumulado de chuva, pode chover de 60 milímetros a 100 milímetros por dia, com ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora. Nesses municípios, há grande risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas. A água das chuvas invadiu a sala de hemodiálise de um hospital particular, localizado no bairro Jaguaribe. Pacientes passavam por tratamento médico no local quando o acidente aconteceu. Assista ao vídeo feito por pacientes. Ninguém ficou ferido.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um acidente no trecho da BR-230 em frente ao ginásio Ronaldão. Por volta do meio-dia, a PRF interditou uma faixa da via para retirada do veículo. Já na BR-101 ocorreram quatro acidentes, todos sem vítimas: no km 62, no qual um veículo aquaplanou e parou na contramão da direção.

Um total de 8.124 unidades consumidoras ficou sem energia por causa das chuvas. De acordo com a Energisa, as unidades que tiveram clientes prejudicados ficam em João Pessoa, Santa Rita e Lucena.

Segundo a PRF, houve apenas danos materiais; na BR 101, no km 11, em Pitanga da Estrada, foram registrados dois acidentes sem vítimas. No final da tarde, outra ocorrência no km 105, próximo a Alhandra, no sentido João Pessoa-Recife.

Previsão do tempo

O tempo em João Pessoa deve permanecer instável neste final de semana como consequência do posicionamento do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis que se posicionou sobre o Atlântico sul tropical próximo ao litoral leste nordestino. A cidade de João deve permanecer em alerta devido ao risco de novos alagamentos.

As chuvas devem atuar na maior parte do Brasil. A exceção é a região sul que está sendo influenciada por uma crista de um anticiclone que está posicionado sobre o oceano Atlântico Sul subtropical e inibe a formação de nuvens na região.