Fim de semana com alerta de chuvas volumosas para boa parte do país

A atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) favorece a manutenção do tempo instável e a ocorrência de chuvas persistentes sobre o Brasil Central, deixando condições de alerta em todas as regiões.

ZCAS, alerta, chuvas volumosas
Chuvas continuam a ocorrer de forma volumosas e persistente no fim de semana. Há alerta para alagamentos e inundações para todas as regiões.

A atuação de uma região de cavado desde a última quinta-feira (25) entre as regiões Sudeste e Sul, juntamente com a atuação de Alta da Bolívia e do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, vem contribuindo para a convergência de umidade no Brasil Central, principalmente para a Região Sudeste, onde vem sendo registrados transtornos por conta das chuvas excessivas na porção mais ao leste de São Paulo.

Alerta de chuvas torrenciais e persistentes ao longo do fim de semana para boa parte do país. As regiões com maior potencial para transtornos se concentram no leste de Santa Catarina, do Paraná e no estado de São Paulo.

Ao longo do fim de semana, o mesmo padrão se mantém, com tempo instável durante o dia e potencial de chuvas mais intensas a partir da tarde. Confira a seguir a distribuição das chuvas e áreas com maior risco para transtornos.

Precipitação para o fim de semana

No sábado (27), há previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade já pela manhã no leste de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo. Um padrão mais isolado atinge o interior do estado, o sul de Minas Gerais e a região do Triângulo Mineiro. Em Goiás, Tocantins, metade norte do Mato Grosso e no Pará, também há previsão de chuvas isoladas na primeira parte do dia.

A partir do fim da manhã, a intensidade e a abrangência das chuvas aumentam, iniciando o período de alerta para alagamentos e inundações para todas as regiões citadas acima, incluindo o sul do Rio de Janeiro e o estado de Rondônia. No Nordeste, as chuvas também ocorrem de forma mais intensa, sem grande potencial para transtornos, no oeste da Bahia e na porção referentes ao sertão.

No domingo (28), o padrão é bastante semelhante. No entanto, com o deslocamento da região de cavado mais para sul, pela manhã há alerta de chuvas de moderada a forte intensidade no leste de Santa Catarina, do Paraná e no sul paulista. A partir da tarde, essa condição persiste e se intensifica levando maior potencial para alagamentos e inundações.

No mesmo período, instabilidades também podem provocar tempestades nas demais regiões catarinenses e paranaenses, além do nordeste do Rio Grande do Sul. No Sudeste, as chuvas intensas ficam mais restritas ao estado de São Paulo e à região do Triângulo Mineiro.

No restante do país, potencial elevado de chuvas volumosas e tempestades no nordeste do Mato Grosso do Sul, em Goiás, no Mato Grosso, em toda a Região Norte, norte e leste do Nordeste.