Final de colheita da soja e plantio do trigo no Rio Grande do Sul

94% da área implantada de soja no Rio Grande do Sul já foi colhida e o tempo firme tem ajudado a acelerar o processo de finalização. Até o final de maio produtores rurais devem iniciar o plantio da principal cultura de inverno no estado: o trigo.

Final da soja
Reta final da colheita da soja no Rio Grande do Sul

O último trimestre de 2020 foi marcado pelo tempo mais seco, ou seja, choveu pouco e isto comprometeu o plantio da soja. A preocupação dos sojicultores era grande devido ao atraso comparado à safra anterior e as condições adversas do tempo, foram meses com chuva abaixo da climatologia no Rio Grande do Sul.

Pensando no desenvolvimento da oleaginosa, a chuva só ajudou de maneira significativa em janeiro deste ano, a qual ficou acima da média em praticamente todo o estado. Apesar da preocupação e do atraso, a colheita começou em meados de março com boas condições das lavouras.

Colheita da soja deve terminar dentro do prazo apesar das condições adversas do tempo que comprometeram o plantio da safra deste ano. Faltou chuva para implantação da soja dentro da janela ideal!

O Rio Grande do Sul entra na reta final de despedida das culturas de verão da safra 2020/21, é o caso da soja em que 94% da área implantada no estado já foi colhida segundo dados do informativo conjuntural da EMATER-RS. Com relação ao mesmo período do ano passado, as atividades de colheita estão levemente atrasadas, mas nada que modifique muito o resultado final de uma safra para a outra.

Soja
Colheita avança no Rio Grande do Sul com predomínio de tempo seco

A colheita da soja foi a principal atividade exercida no território gaúcho na última semana, com leve paralização em algumas regionais do estado devido ao curto episódio de chuva com a passagem da última frente fria. O sistema frontal mal provocou volumes expressivos na maior parte do estado, e de modo geral, o tempo firme que tem predominado é que tem beneficiado e acelerado as atividades de colheita.

De olho na safra 2021/22

Ainda que o maior estado produtor brasileiro esteja finalizando a colheita da safra atual, o comércio já está em ritmo acelerado. Mais de 15% da produção total do país estimada da soja do ano que vem já está comprometida comercialmente segundo dados da DATAGRO. Apesar de ser considerado um bom fluxo para a média dos últimos 5 anos, a comercialização segue bem abaixo do recorde anterior ocorrido no mesmo período de 2020.

A projeção é de que a safra brasileira do próximo ano atinja mais de 140 milhões de toneladas da oleaginosa, isso em condições razoáveis do clima e considerando uma produtividade dentro da normalidade.

Culturas de inverno

Com a colheita das culturas de verão praticamente finalizadas no Rio Grande do Sul, produtores já se preparam para a semeadura das culturas de inverno. A principal delas é o trigo e muitos produtores já deram início ao manejo química, a preparação do solo.

trigo
Semeadura do trigo deve começar na última semana de maio no Rio Grande do Sul

A expectativa é de implantação do trigo no estado gaúcho a partir da última semana deste mês de maio com maior concentração de atividades de plantio em junho, onde a semeadura deve ocorrer até o final da primeira quinzena do mês.

Os produtores estão de olho nas condições do tempo e principalmente nas condições de água disponível no solo. Na última semana houve a passagem de uma frente fria, mas que mal provocou acumulados significativos em grande parte do estado. No momento, os índices de água no solo estão entre 40% e 55% nas áreas produtoras do estado gaúcho.

É preciso mais chuva com acumulados significativos e mais água disponível no solo para condições ideais de semeadura do trigo no final do mês no Rio Grande do Sul.

Previsão de chuva

A boa notícia é que há tendência de novos episódios de chuva até o final do mês, e desta vez com bons acumulados previstos.

A expectativa é de chuva sobre o estado a partir do dia 20 de maio devido a formação de uma área de baixa pressão atmosférica no interior do continente que mais tarde deve dar origem a uma nova frente fria. Por ora, os maiores acumulados estão previstos para o oeste e metade norte gaúcha.