Fim de uma era! A missão do helicóptero Ingenuity chega ao fim após 3 anos

O helicóptero Ingenuity encerra sua missão após 3 anos concluindo 72 vôos na atmosfera de Marte. O helicóptero superou as expectativas fazendo muito mais vôos do que o planejado.

Ingenuity finaliza sua missão após 3 anos
Ingenuity finaliza sua missão após 3 anos e 72 vôos completos. Crédito: NASA/Mars Mission

No dia 30 de julho de 2020, a sonda Perseverance foi lançada em Cape Canaveral na Flórida. Perseverance levava consigo o helicóptero Ingenuity que estava encaixado na sonda. No dia 18 de fevereiro de 2021, a sonda e o helicóptero pousam no solo marciano na chamada cratera Jezero.

Inicialmente, o helicóptero tinha uma missão de 1 mês com cerca de 5 voos experimentais pela atmosfera marciana. Superando todas as expectativas, o helicóptero terminou esse ano sua missão após 3 anos e 72 voos. O helicóptero fez cerca de 14 vezes mais voos do que o esperado quando foi lançado.

Com fotos enviadas essa semana pelas sondas, a NASA afirmou que o helicóptero sofreu danos nas hélices do motor durante pouso. Os danos impedem que helicóptero alcance vôo forçando a NASA a finalizar a missão que durou 3 anos. Ingenuity ficou marcada como a primeira aeronave a lançar vôo em outro planeta.

Missão Perseverance

Em julho de 2020, a sonda Perseverance foi lançada com o objetivo de buscar por indícios de vida em Marte. Além disso, a sonda coleta rochas que possivelmente poderão retornar à Terra para estudos. A sonda pousou no solo marciano em fevereiro de 2021 onde permanece até hoje estudando a geologia do planeta.

Por ser uma missão com perguntas grandes dentro da Astronomia, tanto lançamento quanto pouso da Perseverance foi acompanha mundialmente com entusiasmo. Outro motivo é que a sonda levava consigo o helicóptero Ingenuity que viria a ser a primeira aeronave a levantar vôo em outro planeta.

Ingenuity

Em abril de 2021, Ingenuity colocou os quatro pés no solo marciano e começaria os seus testes. De início, a missão consistia em fazer 5 vôo experimentais em um período de 30 dias, finalizando a missão em maio de 2021. No entanto, os testes foram bem sucedidos e a Ingenuity faria mais 67 vôos, além dos 5, ao longo de 3 anos.

Foto tirada da Ingenuity em solo marciano.
Foto tirada da Ingenuity pela sonda Perseverance em solo marciano. Crédito: NASA/Perseverance Rover

A missão principal era estudar como controlar vôo em outro planeta com uma atmosfera diferente do nosso. Marte possui uma atmosfera com uma densidade de 1% da atmosfera terrestre. Com isso, o helicóptero conseguiu chegar a uma altura de 24 metros e cobriu um raio de 300 metros.

Sobre a missão

Ingenuity fez ao todo 72 vôos somando cerca de 128.8 minutos de vôo. Ela cobriu uma região de 300 metros com objetivo de encontrar locais onde a sonda Perseverance poderia investigar e coletar rochas. Ao todo, ela cobriu uma região de 17 quilômetros durante esses 3 anos.

O helicóptero possui 1.8 quilogramas e o tamanho de 1.2 metros. A bateria do helicóptero é feita de lítio e utiliza energia solar para carregar. O helicóptero permanecia transmitindo e recebendo dados, incluindo fotos que foram tiradas durantes os vôos.

Fotos da Ingenuity

Durante os vôos, o helicóptero capturava imagens do solo marciano de forma a identificar regiões que poderiam ser de interesse. Ingenuity ajudou a escolher as melhores regiões para Perseverance procurar rochas, assim como ajudou a mapear parte do solo marciano.

Foto tirada pela sonda Ingenuity da região chamada Faillefeu
Foto tirada pela sonda Ingenuity da região chamada Faillefeu que era de interesse geológico pelo time. Crédito: Ingenuity/NASA

Uma dessas fotos foi de uma região conhecida como Faillefeu na qual o time que cuida da sonda Perservance pediu mais informações. A ideia seria fazer a sonda visitar e obter informações geológicas sobre a região. Ingenuity observou a região em setembro de 2021 em seu oitavo vôo.

Acidente do dia 18 de janeiro

No dia 18 de janeiro, o time responsável pela Ingenuity se preparou para fazer um vôo vertical para investigar o local que estava pousada. Isso foi necessário devido a um pouso de emergência do vôo anterior. O helicóptero atingiu uma altitude máxima de 12 metros e planou por cerca de 4.5 segundos.

Após a subida bem sucedida, o helicóptero começou a perder altitude e ao chegar a 1 metro o time perdeu contato com o helicóptero. No dia seguinte, a comunicação com o helicóptero foi estabelecida e o time concluiu que as hélices foram danificadas. O motivo da interferência no contato e da queda ainda está sendo investigado pelo time.

Final de uma missão

Com as hélices danificadas, Ingenuity finalizou sua missão depois de 3 anos. A missão é vista como bem sucedida pois o helicóptero realizou mais vôos do que o esperado. Além disos, Ingenuity finaliza mostrando que é possível controlar aeronaves em uma atmosfera diferente de outro planeta.