Fenômenos estranhos ocorrem após o forte terremoto em Papua-Nova Guiné

O forte terremoto de magnitude 7,6 que abalou Papua-Nova Guiné há algumas horas deu origem a um fenômeno geológico bem conhecido, o da liquefação do solo. Saiba aqui o que é.

Um violento terremoto, de 7,6 graus, atingiu o leste de Papua-Nova Guiné no último sábado (10). O terremoto, segundo dados divulgados pelo Serviço Geológico dos EUA (USGS), ocorreu às 23h46 (UTC) de 10 de setembro, com epicentro localizado a cerca de 67 quilômetros da cidade de Kainantu. O terremoto foi amplamente sentido na parte leste do país e causou pelo menos 2 mortes. Os danos, pelo menos segundo os primeiros testemunhos, não foram catastróficos, em relação à potência do sismo, mas ainda há relatos de danos graves nas aldeias das zonas serranas, onde o evento sísmico teria desencadeado vários deslizamentos de terra.

Uma das consequências do forte terremoto foi a abertura de inúmeras rachaduras no solo, das quais escaparam lama e areia. O curioso fenômeno, que pode ser visto no vídeo abaixo, deve-se à liquefação do solo, fenômeno bastante conhecido em nível geológico. A liquefação do solo após terremotos foi observada muitas vezes em todo o planeta. Fenômenos desse tipo ocorreram após o terremoto de Kobe em 1995 (Japão), após o terremoto de Christchurch em 2010 e 2011 (Nova Zelândia).

youtube video id=V_R0qRmishQ

A liquefação de sedimentos é um dos fenômenos hidrogeológicos mais conhecidos e pode ser desencadeada por terremotos de magnitude superior a 5,5 ou 6,0. Geralmente ocorre em solos arenosos onde há saturação de água: um forte terremoto pode desencadear esse processo, transformando o solo em fluido com sérios problemas para edifícios e infraestruturas em geral.

A agitação do solo causada pelo terremoto aumenta fortemente a pressão da água presa dentro dos sedimentos. Essa sobrepressão da água tem uma consequência surpreendente para o observador: transforma o sedimento em fluido. Nesse ponto a água procura uma rota de fuga para a superfície, formando, por exemplo, o curioso fenômeno dos vulcões de lama.