Fenômeno Raro: meteoro explode duas vezes no céu do Rio Grande do Sul

Na noite da última segunda-feira (21), um meteoro explodiu duas vezes no céu do Rio Grande do Sul. Aqui contamos mais sobre como se deu esse fenômeno raro e mostramos as imagens.

O outono começou agitado neste ano de 2022, tanto em relação a fenômenos meteorológicos extremos, como as chuvas no Rio de Janeiro, quanto no âmbito da astronomia, com um fenômeno raro sobre o Rio Grande do Sul.

É justamente sobre este último que vamos tratar brevemente aqui. Na noite da última segunda-feira, 21 de março, uma chuva de meteoros foi registrada pelo Observatório Espacial Heller & Jung, em Taquara, na região metropolitana de Porto Alegre.

Durante o evento, um fenômeno raro se deu: um meteoro explodiu duas vezes no céu do território gaúcho. Segundo o Professor Dr. Carlos Fernando Jung, diretor da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), esse fenômeno foi o primeiro deste ano, e para ter noção da raridade, em 2021, foi observado apenas uma vez dentre mais de 18 mil registros de meteoros.

North March Virginids: subgrupo das correntes chamadas de Virginidas, devido ao local de sua procedência, a constelação de Virgem. As Virginidas costumam ocorrer nos meses de março e abril.

O relatório do observatório aponta que o meteoro foi de magnitude -4.3, sendo classificado como Fireball e teve duração de 2,4 segundos, explodindo duas vezes às 22h34. O fragmento entrou na atmosfera da Terra a uma altitude de 93,2 Km e foi extinto em 53 Km de altitude e foi possível determinar que fez parte da chuva de meteoros North March Virginids.