Dia Meteorológico Mundial 2022: Alerta antecipado e Ação antecipada

Os extremos climáticos e hídricos estão se tornando mais frequentes e intensos em muitas partes do mundo como resultado das mudanças climáticas, disse a OMM. E o tema do Dia Meteorológico Mundial é em relação a tudo isso.

Dia Meteorológico Mundial 23 de março
O dia Meteorológico mundial destaca o papel crítico dos sistemas de alerta precoce e das ações precoces.

Hoje comemora-se o Dia Meteorológico Mundial e o tema deste ano é muito pertinente, especialmente para o Brasil que passou e passa por tragédia histórica em Petrópolis (RJ).

O tema é "Alerta antecipado e Ação antecipada", e destaca a importância vital da informação meteorológica, hidrometeorológica e climática para a redução do risco de desastres.

Segundo a Organização Mundial de Meteorologia (OMM), as previsões de como será o tempo não são mais suficientes. Previsões baseadas em impacto que informam o público sobre como o tempo se comportará serão vitais para salvar vidas.

A previsão do tempo ou/e aviso prévio é a ação antecipada e significa manter a população e defesa civil com informações, antes que um desastre ocorra, para tomar medidas de prevenção. Para ser eficaz é preciso que haja um envolvimento significativo com as comunidades em risco, ou seja, com as comunidades em vulnerabilidade.

A tragédia de Petrópolis mostra a necessidade da ação precoce. É preciso uma equipe multidisciplinar, preparada, eficiente e que possa ser capaz de agir rapidamente na hora certa e no lugar certo para salvar vidas e proteger a comunidade.

Inundações voltaram a causar dor e prejuízos em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, entre domingo e segunda-feira, 20 e 21 de março, com perda de vidas.

Observe a tabela abaixo, divulgada pelo CEMADEN-RJ (Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Rio de Janeiro) com chuvas na cidade de Petrópolis em estações meteorológicas diferentes e com atualização até as 8 horas e 45 minutos do dia 21 de março.

EstaçõesChuva em 24H (mm)
São Sebastião - Geo
528,4
Dr. Thouzet - Geo
443,8
Vila Felipe1- Campinho
419,6
Bingen - Geo
311,2
Independência - Taquara
273,6
Quitandinha - Geo
273,2
Cel Veiga
254,8
Rua Araruama/Quitandinha241,9
Independência2230,9
Rua Amazonas/Quitandinha222,8

Essa é a segunda tragédia em pouco mais de 1 mês. No dia 15 de fevereiro Petrópolis teve a maior tempestade da história da cidade com 233 mortos. A história se repete e não será a última, infelizmente.

Petrópolis e outras cidades Serranas são peculiares no regime de chuva. Em uma distância de 2 ou 3 km temos chuvas totalmente diferentes em relação a intensidade, Michele Ribeiro, meteorologista do CEMADEN-RJ.

A Organização Mundial de Meteorologia (OMM) alertou que uma maior integração entre os serviços meteorológicos e hidrológicos nacionais, autoridades de gestão de desastres e agências de desenvolvimento é fundamental para uma melhor prevenção, preparação e resposta.

Criada dia 23 de março de 1950, portanto há 72 anos, a OMM é uma agência especializada das Nações Unidas (ONU), autoridade máxima sobre a ciência da atmosfera e recursos hídricos. E por isso nessa data, em sua homenagem, foi criado o Dia Mundial da Meteorologia. A Secretaria Geral da OMM, com sede em Genebra, Suíça, escolhe, anualmente, desde 1961, um tema que servirá de referência às comemorações.

O relatório do Painel Intergovernamental (IPCC) da ONU é um alerta sobre as consequências da inércia. Mostra que a mudança climática é uma ameaça grave e crescente ao nosso bem-estar e a um planeta saudável. Meias medidas não são mais uma opção. Hoesung Lee, presidente do IPCC.

Os extremos climáticos e hídricos estão se tornando mais frequentes e intensos em muitas partes do mundo como resultado das mudanças climáticas, disse a OMM. E acrescentou que estamos expostos, mais do que nunca, a essas mudanças, que estão evoluindo como resultado do crescimento populacional, urbanização e degradação ambiental.

INMET e OMM

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) representa o Brasil junto à OMM e, por delegação desta organização, é responsável pelo tráfego das mensagens coletadas pela rede de observação meteorológica da América do Sul e os demais centros meteorológicos que compõem o Sistema de Vigilância Meteorológica Mundial. Esse ano celebram 72 anos de parceria e cooperação.

Segundo a Dra. Celeste Saulo, vice-presidente da OMM, a organização tem por finalidade substantiva facilitar a colaboração entre os 193 países-membros e assim como o INMET, a OMM é responsável por compartilhar previsões e conhecimento baseado em ciência e boas práticas de maneira aberta e gratuita a toda comunidade.

É importante e estratégico para o Brasil se inserir, com destaque, nas organizações mundiais. Essa participação junto da OMM irá garantir o fluxo de informação e construção de parcerias e cooperação entre países, diretor do INMET, Miguel Ivan.

Para o INMET a longa história que ambos têm em comum mostra um alinhamento de visão de futuro. A distinta instituição e a OMM têm trabalhado para se reposicionar estrategicamente diante dos desafios, dos novos arranjos de mercado e das inovações tecnológicas.

No ano passado o atual diretor do INMET, Miguel Ivan Lacerda de Oliveira, foi nomeado junto a OMM como Representante Permanente do Brasil junto à OMM.