Fechamento meteorológico de Fevereiro

Diferente de janeiro onde um bloqueio resultou em chuvas muito abaixo da média no centro-leste do Brasil, o mês de fevereiro apresentou maior regularidade da precipitação, inclusive em áreas do Sudeste e Centro-Oeste afetadas pela estiagem no começo do ano.

Em fevereiro, as chuvas retornaram em áreas que experimentaram a estiagem de janeiro.

Com a ausência do bloqueio atmosférico, ocorreu a reestruturação do padrão da circulação de monção típico da época, e os portões do sul se mantiveram abertos para a passagem dos sistemas de chuvas pelo país. Pelo menos 3 frentes frias conseguiram atingir a Região Sul, o mesmo número de Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) formadas ao longo mês. A precipitação ficou abaixo da média climatológica principalmente entre as Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, conforme o mapa mais abaixo.

Entre as configurações observadas em fevereiro, destaca-se a que prevaleceu entre os dias 15 e 21. Nesse período, a amplificação do jato subtropical sobre o Brasil Central direcionou a umidade tropical para o Centro-Sul, contribuindo para uma maior abrangência das trovoadas nas áreas influenciadas pela seca de janeiro. Uma das ZCAS de fevereiro foi estabelecida graças a esse padrão.

As chuvas embora benéficas, vieram acompanhadas de inúmeros impactos em diversas cidades. No dia 16, a região norte de Santa Catarina, litoral norte e Grande Florianópolis tiveram inundações e alagamentos. Muitas pessoas ficaram ilhadas e precisaram ser resgatadas com barcos. Em Joinville, deslizamentos de terra foram reportados nos bairros Itaum, Vila Nova, Anita Garibaldi, Panaguaramirim e João Costa.

Anomalia de precipitação e temperatura em fevereiro. Fonte: CPTEC/INPE

Na tarde do dia 20, Franca no interior paulista foi palco de uma das inundações e enxurradas urbanas mais severas de fevereiro. Isso porque uma tempestade atingiu a cidade acumulando cerca de 60 mm em pouco tempo, de acordo com a estação meteorológica do INMET. Houve o transbordamento de vários córregos, como a da Avenida Antônio Barbosa Filho. Felizmente, os prejuízos só foram materiais.

Além do Sul e Sudeste, municípios do Norte e Nordeste também foram afetados por fortes chuvas. Em Buritis (Rondônia), o transbordamento do rio São Domingos no começo do mês provocou inundações em áreas rurais, pelo menos 20 famílias precisaram ser resgatadas de suas habitações em áreas de risco. Já no Ceará, a primeira semana de fevereiro choveu aproximadamente 41,7% da média climatológica para todo o mês. Na capital Fortaleza, essa precipitação correspondeu um total de 128 mm, sem falar das chuvas que caíram do dia 21 ao dia 24 e deixaram parte da cidade sem energia elétrica, com alagamentos e quedas de árvores.

As temperaturas mínimas estiveram próximas da média na maior parte do território nacional, com anomalias positivas mais amplas na Região Norte. Em relação as temperaturas máximas, os desvios positivos (temperatura acima da média) foram mais significativos entre o norte de Minas Gerais, Bahia e interior dos estados do leste do Nordeste, local influenciado por um sistema de alta pressão.