Eventos extremos no RS: cidades são atingidas por queda de granizo e fortes rajadas de vento; confira imagens

Nesta terça-feira, cidades do norte gaúcho foram atingidas por uma tempestade intensa. Houve registro de queda de granizo e o telhado de uma casa foi arrancado pela força do vento.

    Chuva de granizo fecha ruas em Vacaria e destelha casa em Sananduva.
    Chuva de granizo fecha ruas em Vacaria e destelha casa em Sananduva. Crédito das imagens: Defesa Civil de Sananduva/Redes Sociais.

    Durante a tarde de terça-feira (15) as fortes chuvas que atingiram as cidades de Vacaria/RS e Sananduva/RS, localizadas no norte do estado do Rio Grande do Sul, assustaram os moradores das cidades.

    A tempestade foi acompanhada por queda de granizo e também fortes rajadas de vento, o que causou muitos estragos nas cidades. Ruas foram fechadas em Vacaria/RS e carros tiveram vidros quebrados em Sananduva/RS.

    As chuvas desta terça-feira (15) foram eventos isolados sobre a região e puderam ser observadas nas imagens de radar. No momento da tempestade, não havia atuação de frente fria ou qualquer outro sistema sobre a área afetada, o que pode ser um indicativo de eventos termodinâmicos.

    Imagens de Radar
    Imagem de radar captura avanço das tempestades que atingiram Vacaria (primeira imagem) e Sananduva (segunda imagem).

    Eventos termodinâmicos são situações em que ocorrem devido às alterações na temperatura, pressão atmosférica ou umidade do ar. Isso faz com que surja instabilidade e favorece a formação de nuvens, ocorrência de chuvas e outros fenômenos meteorológicos, como tempestades sobre uma determinada região.

    Vacaria registra queda de granizo e quantidade fecha ruas da cidade

    Em Vacaria/RS, as chuvas começaram por volta das 14h30 desta terça-feira (15) e provocaram espanto nos moradores da cidade. A tempestade durou cerca de 30 minutos e foi capaz de mudar a paisagem da cidade.

    As ruas ficaram cobertas por uma grossa camada de gelo o que impediu os carros de transitarem. Em alguns vídeos é possível observar uma retroescavadeira limpando as ruas da cidade.

    De acordo com a Defesa Civil do município, mesmo com a curta duração da tempestade, o evento provocou prejuízos em cerca de 120 casas.

    Casa tem telhado arrancado por vendaval em Sananduva

    Localizada no norte do estado gaúcho, a pequena cidade de Sananduva/RS com cerca de 17 mil moradores também registrou quedas de granizo e rajadas de vento intensas em seu território.

    De acordo com a imagem do radar, a tempestade ocorreu por volta das 16h20 em Sananduva/RS e provocou diversos estragos nos vidros dos carros e em telhados de casas. Moradores registraram o momento exato em que os fortes ventos arrancaram o telhado de uma casa na cidade. Veja a seguir.

    De acordo com a Defesa Civil de Sananduva/RS, cerca de 90 moradias foram afetadas pelo evento da tarde desta terça-feira (15), também há relatos de danos sobre a zona rural da cidade.

    Previsão para esta quarta-feira

    O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com, indica que a quarta-feira (16) será com tempo estável em boa parte do estado gaúcho. No entanto, chuvas isoladas podem ocorrer, principalmente, sobre a região norte do Rio Grande do Sul, próximo a divisa com Santa Catarina. Com isso, é importante ficar atentos à mudança repentina do tempo e aos alertas da Defesa Civil do município e de órgãos competentes.