Quarta-feira com riscos de chuvas intensas: INMET emite alertas amarelo e laranja para 13 estados; veja a previsão
Nesta quarta-feira há riscos de chuvas intensas sobre o Brasil. De acordo com o INMET, 13 estados se encontram sob alerta amarelo e laranja.
- Mais informações: Como será o clima na segunda quinzena de Abril

A presença de um sistema de baixa pressão no litoral do Sudeste provoca instabilidade sobre a região. Ao longo desta terça-feira (15), há previsão de chuva isolada em áreas do Espírito Santo e chuvas mais intensas sobre o norte de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e oeste de São Paulo.
As chuvas também retornam aos estados da Região Sul na tarde de hoje (15), o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica precipitação sobre os três estados da região. Nas demais áreas do Brasil, chuvas isoladas são previstas, a faixa entre Rondônia e Mato Grosso do Sul se encontram sob alerta de chuvas de até 50 mm/dia.
Com o tempo bastante instável nas próximas horas, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alguns alertas para 13 estados, devido aos volumes de chuva previstos.

Recordamos também o significado das cores dos alertas emitidos pelo INMET, veja a lista abaixo:
- Alerta amarelo - chuvas entre 20 e 30 mm/h com acumulado que pode chegar aos 50 mm/dia, com rajadas de vento entre 40 e 60 km/h. As chances são baixas de cortes na energia elétrica, alagamentos, queda de árvores e descargas elétricas.
- Alerta laranja - chuvas entre 30 e 60 mm/h com acumulado que pode chegar aos 100 mm/dia, as rajadas de vento podem alcançar 100 km/h. Além disso, há riscos de cortes na energia elétrica, alagamentos, queda de árvores e descargas elétricas.
A seguir a previsão do tempo para quarta-feira (16) com maiores detalhes, acompanhe.
Riscos de chuvas intensas e isoladas aumentam no Brasil Central
A manhã de quarta-feira (16), começa com muita nebulosidade sobre todo o país, no entanto, as chuvas previstas ficam restritas aos estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em Minas Gerais as chuvas serão mais leves e espalhadas pelo estado, os maiores volumes previstos ficam por conta do noroeste mineiro.
As chances de chuvas intensas logo pela manhã são maiores no oeste do Mato Grosso do Sul, até mesmo a capital, Campo Grande/MS, fica sobre os riscos de precipitação mais forte. Algumas cidades produtoras do Mato Grosso devem ficar atentas ao tempo logo pela manhã, Lucas do Rio Verde/MT, Nova Mutum/MT e Sorriso/MT tem previsão de pancadas de chuva.

Durante a tarde, as chuvas se espalham desde o oeste do Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro , Minas Gerais e Espírito Santo. Todos estes estados estão sobre a atuação de um corredor de umidade o que proporciona a formação das nuvens com potencial para chuvas intensas.
Os riscos mais elevados da ocorrência de chuvas intensas ficam por conta do leste do Mato Grosso do Sul, pontos isolados do oeste de São Paulo, Zona da Mata Mineira (próximo a divisa com o Rio de Janeiro) e grandes áreas do estado do Amazonas e Rondônia. Sobre os volumes acumulados, as maiores quantidades de chuva previstas para esta quarta-feira (16) estão concentradas no centro do Brasil.

O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com mostra acumulado desta quarta-feira (16) próximos de 50 mm a exemplo disso temos, 47 mm em Nova Alvorada do Sul/MS, 42 mm em Jales/SP, Brasilândia de Minas/MG previsão de 51 mm e de 44 mm em Rio Verde/GO. Nas Regiões Norte, Sul e Nordeste, os volumes previstos são menores e variam entre 10 e 25 mm.