Evento histórico: Santa Catarina registra a primeira neve de 2023!

Está nevando em pleno outono? Isso mesmo que você está lendo! Moradores de Bom Jardim da Serra registraram este evento precoce, que não ocorria há 24 anos. Termômetros de regiões serranas do estado marcaram 1°C.

Neve em Santa Catarina
A primeira neve do ano, em pleno mês de abril, foi registrada na região serrana do estado de Santa Catarina. Fonte: Divulgação.

Faltando 63 dias para o início do inverno austral, moradores de Santa Catarina registraram na última noite (19) imagens de chuva congelada e neve em Bom Jardim da Serra, na Serra Catarinense, município que fica a mais de mil metros de altitude.

A massa de ar seco e frio, responsável pela queda das temperaturas na região Sul, uniu o frio intenso com a alta umidade do ar, que favoreceu a ocorrência do fenômeno apesar de tímida e com poucos flocos. Esta foi a primeira neve do ano em Santa Catarina, em pleno outono.

A queda de temperaturas no estado ocorre devido a combinação de uma massa de ar polar com a atuação de um ciclone em alto mar, responsável pelo transporte de umidade do oceano para o continente. Os termômetros marcaram 2°C às 20h desta quarta-feira em Bom Jardim da Serra.

A neve desta noite é considerada histórica pois ocorre em abril, no outono austral, mês em que é muito pouco comum nevar. O evento mais precoce de neve no Sul do país ocorreu há 24 anos, em 17 de abril de 1999, devido a uma intensa massa de ar polar acompanhada de circulação ciclônica.

Mas o que de fato aconteceu?

A Defesa Civil informou que não se trata de neve, mas de chuva congelante e chuva congelada. A neve precipita em forma de cristais de gelo bem característicos, formados pelo congelamento do vapor de água suspenso na atmosfera. Já a chuva congelada, em muitos casos antecede a precipitação de neve e chega à superfície em estado sólido ao tocar o solo, assumindo a forma de uma pequena pedrinha de gelo, similar a granizo, podendo lembrar neve.

A chuva congelante, descongela na atmosfera ao longo de seu caminho até o chão, congelando novamente ao tocar o solo, deixando uma superfície translúcida onde precipita. Dessa maneira, o avanço da massa de ar seco favoreceu o avanço do frio e a queda das temperaturas na região Sul, e também pode atingir o Sudeste e Centro-Oeste até o final da semana.

Nas áreas mais altas dos Planaltos e do Meio Oeste a previsão é de mínimas negativas próximas a -1°C

O frio permanece atuando no estado até o início da próxima semana, mantendo o tempo estável, com predomínio de sol e sensação de frio nas noites e madrugadas, entre a sexta-feira (21), feriado em homenagem a Tiradentes, e o final de semana.

Com a aproximação do inverno, eventos como esses tendem a ser mais frequentes nas áreas mais altas do estado, e a Defesa Civil destaca a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.

Tempo firme depois da passagem de uma frente fria

O início desta semana começou com muita nebulosidade e instabilidades no estado de Santa Catarina. Segundo um alerta emitido pela Defesa Civil, municípios das regiões do Planalto Norte e Litoral Norte do Estado, foram atingidos por grandes volumes de chuvas na última segunda-feira (17).

O granizo e a chuva acumulada de até 30,6 milímetros na Zona Sul da capital Porto Alegre, contribuíram para elevar os estragos provocados pela passagem de uma frente fria.

A zona Sul de Porto Alegre e municípios próximos, como Barra do Ribeiro e Guaíba, também foram atingidos pelo forte temporal. No final da tarde do domingo (16), um temporal causou ventos de até 108 km/h na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Belém Novo. No município de Barra do Ribeiro, também 100 residências foram afetadas na Serrinha, com granizos que chegou a dez centímetros de diâmetro, danificando casas e carros.