Este é o traje espacial para voltar à Lua

A NASA e a empresa Axiom Space apresentaram o traje que usarão os astronautas da missão Artemis III, que colocará a humanidade de volta na Lua depois de mais de 50 anos.

traje
A nova geração de trajes espaciais já está conosco. Espaço de Axioma de Crédito.

A próxima alunagem de um ser humano tem data marcada: o final de 2025. E agora também tem roupa: o AxEMU, o traje espacial que a NASA e a Axiom Space apresentaram no Space Center Houston, no Texas.

O AxEMU - ou Axion Extravehicular Mobility Unit - é o traje que usarão os astronautas do Artemis III, a missão que colocará a humanidade de volta na Lua e, como a NASA espera, também iniciará uma era de presença permanente nessa superfície.

Depois de várias décadas sem grandes inovações em trajes espaciais, o AxEMU incorpora os mais recentes avanços tecnológicos para facilitar a sobrevivência, mobilidade e agilidade em nosso satélite natural.

O protótipo apresentado em Houston é cinza, com detalhes em azul e laranja. Tem a entrada nas traseiras, por onde entram os astronautas. É mais flexível e resistente que seus antecessores, pois possui mais articulações, tanto duras quanto moles, para promover a mobilidade. Na parte de trás está localizado o "sistema de suporte de vida" onde o oxigênio é armazenado.

No capacete tem um conjunto de luzes e uma câmera de alta definição. As luvas e botas possuem várias camadas de isolamento desenvolvidas com materiais especiais para suportar as temperaturas gélidas das regiões mais escuras da Lua.

youtube video id=fCQM1codHFk

"É um lugar hostil e o Polo Sul será realmente um desafio. Existem muitos requisitos térmicos. Estamos buscando melhorar a mobilidade para que nossos astronautas possam operar com mais eficiência", disse Lara Kearney, gerente da equipe de trajes espaciais da NASA.

Embora o protótipo apresentado esta semana seja cinza com detalhes em azul e laranja, a empresa garantiu que os trajes operacionais da Artemis serão brancos, por questões térmicas.

Também para astronautas

Em 2021, a NASA decidiu enviar uma equipe de mulheres para a Estação Espacial Internacional. Mas pouco antes de lançar a missão, uma delas, Christina Koch, teve que ser substituída porque o traje espacial não se encaixava corretamente em sua anatomia.

Com a missão Artemis III trazendo a primeira pessoa de cor e a primeira mulher à superfície lunar, a NASA decidiu fazer um traje espacial confortável e seguro também para astronautas do sexo feminino.

O AxEMU resolve esse requisito. Conforme relatado pela NASA, o novo traje acomoda uma ampla gama de tripulantes, acomodando pelo menos 90% da população masculina e feminina dos EUA.

A NASA iniciou um projeto de US $ 420 milhões em 2021 para projetar trajes espaciais de última geração. Mas uma série de atrasos fez com que a Agência decidisse colocar o design dos trajes nas mãos de uma empresa.

Foi Axiom Space a empresa que obteve o contrato, cujo primeiro pedido de compra foi de 228 milhões de dólares. Após 6 meses de desenvolvimento, a empresa apresentou o primeiro protótipo esta semana.

Bill Nelson, administrador da NASA, disse que o trabalho conjunto com a Axiom "é essencial para a missão Artemis III, permitirá que a primeira mulher ande na Lua e abrirá oportunidades para que mais pessoas explorem e realizem atividades científicas na Lua"

“Estamos continuando o legado da NASA ao projetar um traje espacial avançado que permitirá aos astronautas operar com segurança e eficácia na Lua”, disse o CEO da Axiom Space, Mike Suffredini.