Eslovênia enfrenta o pior desastre natural de sua história devido a inundações

As inundações devastadoras mataram pelo menos 6 pessoas, destruíram estradas, pontes e casas e forçaram a evacuação de milhares de pessoas na Eslovênia, país na Europa Central. Veja os vídeos chocantes!

A Eslovênia enfrentou o pior desastre natural de sua história, disse o primeiro-ministro Robert Golob no sábado (5), depois que as inundações causaram danos estimados em 500 milhões de euros.

Enchentes devastadoras na quinta (3) e sexta-feira (4) mataram pelo menos 6 pessoas e destruíram estradas, pontes e casas no pequeno país alpino. Segundo Golob, "os danos são inimagináveis, já que praticamente dois terços da Eslovênia são afetados de uma forma ou de outra, e os esforços para permitir uma vida normal novamente serão muito grandes".

Milhares de pessoas foram forçadas a evacuar suas casas e muitas foram resgatadas por helicópteros ou bombeiros em barcos.

As inundações foram causadas por chuvas torrenciais na última sexta-feira (4) que fizeram com que os rios subissem rapidamente, inundando casas, campos e aldeias.

O serviço meteorológico da Eslovênia disse toda a chuva de um mês caiu em menos de um dia.

A presidente da Comissão Europeia, Úrsula von der Leyen, prometeu ajuda da UE e declarou que os estragos na Eslovênia são "de partir o coração". O governo esloveno também pediu ajuda à OTAN para obter helicópteros militares e pontes pré-fabricadas.

O drama das enchentes também afeta outros países

Inundações repentinas também foram relatadas na vizinha Áustria, onde cerca de 80 pessoas foram forçadas a deixar temporariamente suas casas na província de Caríntia, no sul.

Ao mesmo tempo, inundações repentinas mataram 11 pessoas em um deslizamento de terra em Shovi, uma estação montanhosa da Geórgia, onde cerca de 200 pessoas foram evacuadas.