Empresa finlandesa cria as paredes verdes mais inteligentes do mundo

Num esforço para melhorar a qualidade do ar em espaços indoor e reconectar os humanos com a natureza, uma empresa projetou uma 'parede verde' inteligente com monitorização por sensores em tempo real e inteligência artificial.

parede verde; inteligência artificial; Naava; Finlândia;
Empresa, com sede em Helsínquia (Finlândia), cria a primeira parede verde capaz de absorver as toxinas transportadas pelo ar.

A Startup Naava, com sede em Helsínquia (na Finlândia), criou uma 'parede verde' dedicada a espaços indoor que contribui para promover a sustentabilidade. Com plantas cultivadas em meios de crescimento inorgânicos, não são alergênicas e promovem a absorção das toxinas transportadas pelo ar.

O que é uma 'parede verde'?

Uma parede verde constitui uma estrutura vertical com vida vegetal, que também é designada por ‘parede viva’ ou ‘jardim vertical’. Esta vegetação é plantada em solo, pedra ou água e possui normalmente um sistema de irrigação integrado.

Este tipo de instalação tem sido cada vez mais popular em escritórios ou outros espaços indoor. Algumas das vezes são utilizadas para fins decorativos, mas a sua relevância vai além disso. De facto, estas paredes têm a capacidade de ‘biofiltração’, atendendo a que possibilitam a purificação e umidificação do ar. Também contribuem para a redução da poluição sonora, melhorando de forma eficaz o ambiente dos trabalhadores.

É certo que, embora estas 'paredes verdes' sejam usualmente aplicadas no interior dos edifícios, tal não significa que não possam ser empregues em espaços ao ar livre. Nestes espaços, as suas funções são também importantes, protegendo os edifícios de flutuações da temperatura, da radiação ultravioleta e da precipitação intensa.

As 'paredes vivas' não apenas melhoram a saúde ou a qualidade do ar, mas são igualmente ótimos instrumentos para reduzir os custos de energia, mais ainda quando são acompanhadas por sistemas e interfaces inteligentes. Inerente a estes sistemas ultra-inteligentes, coloca-se uma questão importante: como se conectam os sistema vegetativos ao desenvolvimento do software de empresas como a Naava?

Startup finlandesa Naava instala as 'paredes vidas' mais inteligentes do mundo

A Startup finlandesa Naava tem sido premiada pela utilização das 'paredes vidas' para aproveitar o poder da inteligência artificial na criação de soluções mais inteligentes. Estas paredes são conectadas à nuvem e existe um sistema de monitorização que acompanha de forma síncrona o bem-estar das plantas.

Tendo em conta estas caraterísticas, as plantas recebem a luz, a água e os nutrientes apenas quando é essencial. Do mesmo modo, as quantidades variam também conforme as condições externas.

Os ventiladores acoplados são utilizados para promover a circulação do ar filtrado por todo o espaço. Cada parede remove até 57% dos produtos químicos nocivos à primeira passagem de ar pelo sistema.

Tratando-se de um sistema contínuo, a filtragem da qualidade do ar é promovida a cada utilização, beneficiando dos ajustes à umidade do ar e às circunstâncias do ar externo. Assim, são absorvidas grande parte das toxinas transportadas pelo ar.

Não exige grandes manutenções e existem verificações regulares

A SpringWise explicou que este dispositivo não exige grandes manutenções e a equipe dos serviços técnicos da Naava fornece verificações regulares. Além disso, é durante o inverno que as chamadas são mais frequentes para ajudar as plantas a crescer perante situações mais difíceis.

Estas soluções da Naava estão descritas num artigo científico publicado na revista científica Air Quality, Atmosphere & Health e contribuem para melhorar a qualidade do ar, além de facilitar o trabalho desenvolvido pelos funcionários onde estas soluções são instaladas. Este sistema está a tornar-se numa grande ferramenta de vendas e marketing, com múltiplos benefícios relatados para aqueles que instalam estas paredes.