Eclipse lunar total e chuva de meteoros marcam o mês de maio!

O mês de maio trará dois eventos astronômicos imperdíveis: um eclipse lunar total e a chuva de meteoros Eta Aquáridas! O melhor é que os dois poderão ser observados de qualquer região da América do Sul, incluindo todo o Brasil!

Eclipse lunar total maio 2022
No mês de maio desse ano teremos o primeiro eclipse lunar total que será visto em todo o Brasil.

Após um mês de abril repleto de eventos astronômicos surpreendentes, com um eclipse solar visível da América do Sul encerrando o mês com chave de ouro, agora é a vez do mês de maio nos surpreender com os fenômenos que nos reserva!

Os principais destaques do mês são a chuva de meteoros Eta Aquáridas e o 1º eclipse lunar total do ano! E para melhorar: ambos poderão ser vistos a olho nu no Brasil! Portanto, fique ligado e não perca esses espetáculos gratuitos que o espaço nos proporcionará!

Chuva de meteoros Eta Aquáridas

A chuva de meteoros Eta Aquáridas é um evento anual que ocorre todo mês de maio no céu noturno. Ela ocorre quando a Terra atravessa os detritos deixados pelo cometa Halley! A outra é a chuva de meteoros Oriónidas, que risca o céu noturno de outubro, mas não é tão intensa quanto a Eta Aquáridas.

A chuva de meteoros Eta Aquáridas será a melhor do ano para ser vista a olho nu do Brasil

A Eta Aquáridas fica ativa entre o final de abril e meio de maio, mas é entre os dias 05 e 06 de maio que ela atinge seu pico, momento onde podem ser vistos mais de 40 meteoros por hora, em condições meteorológicas ideais.

Essa é a melhor chuva de meteoros para ser observada do Hemisfério Sul, incluindo a América do Sul e o Brasil! O show de meteoros é ainda mais visível na faixa equatorial, onde a taxa média de meteoros por hora é maior. De acordo com a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), as regiões Norte e Nordeste do Brasil terão a maior taxa meteoros por hora. Em Belém, Pará, a taxa média poderá ser de 40 meteoros por hora, já em São Paulo essa taxa cai para 37,1.

O pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas deve ocorrer principalmente na madrugada do dia 06 de maio, começando a surgir por volta das 2h da manhã, ficando mais intensa a partir das 3h30 e atingindo seu momento de maior intensidade próximo ao amanhecer.

Eclipse lunar total

Com certeza o principal evento astronômico de maio será o primeiro eclipse lunar total do ano e o primeiro desde maio de 2021. O eclipse está previsto para ocorrer entre os dias 15 e 16 de maio, começando por volta das 22h30 do dia 15, atingindo seu ápice entre as 0h30min e 1h53min, e terminando por volta das 3h50 do dia 16. Este eclipse poderá ser visto de qualquer parte da América do Sul e Brasil!

O eclipse lunar total do dia 15 coincidirá com o fenômeno da Superlua!

O eclipse lunar total ocorre quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, fazendo com que a Lua passe pelo cone de sombra projetado pela Terra. Durante o ápice do eclipse, a Lua fica com uma cor avermelhada, isso ocorre porque quando a luz solar atravessa a atmosfera da Terra ela é espalhada em diferentes comprimentos de onda e os raios de luz que chegam a Lua são as de tons mais avermelhados do espectro.

Coincidentemente, neste mês o eclipse acontecerá num momento em que a Lua estará mais próxima da Terra em sua órbita, o que faz com que ela pareça ligeiramente maior que o normal no céu - fenômeno chamado de Superlua. Neste ano ainda teremos mais um evento de eclipse lunar total no segundo semestre do ano, no dia 8 de novembro. Mas este não poderá ser visto da América do Sul.