É comum nevar no Havaí?

No começo desta semana, o arquipélago foi atingido por uma tempestade de inverno, e a neve se fez presente em regiões não comuns do Havaí. Um sistema meteorológico denominado "Kona Low" típico da estação fria, foi responsável pelo evento.

Neve no Parque Estadual Polipoli (Fonte: G1)

A resposta é sim para as montanhas mais altas, especialmente onde estão os vulcões Mauna Loa, Mauna Kea e Haleakala. Mas no começo desta semana, o Parque Estadual de Polipoli situado a 1.900 m acima do nível do mar na Ilha Maui, foi a região de mais baixa altitude a receber neve no arquipélago, fato bastante incomum, possivelmente inédito desde que existem os registros.

A tempestade de inverno (Winter Storm) da última segunda-feira ainda trouxe impactos ao estado norte-americano. Ventos fortes derrubaram semáforos, árvores e linhas de transmissão, interrompendo o fornecimento de energia elétrica. Autoridades alertaram a população também para ondas gigantes na costa.

O Havaí está localizado no Pacífico Norte Tropical, região dominada pelos ventos alísios e temperaturas agradáveis. Apesar das latitudes tropicais, durante a temporada de inverno no Hemisfério Norte um sistema meteorológico sazonal conhecido como “Kona Low” ou “Baixa do Kona” em português, pode ser responsável por tempo severo e condições meteorológicas típicas de inverno, como observado nos últimos dias.

E porque o nome Kona? Basicamente este é um termo havaiano que se refere ao lado ocidental (a sudoeste) de uma determinada ilha. Quando um Kona Low atinge a região do Havaí, os ventos alísios normalmente diminuem de intensidade e até mudam de direção, tornando-se de oeste.

Um Kona Low é um ciclone de núcleo frio (ciclone extratropical) associado ou não a frentes meteorológicas. O sistema é formado quando uma perturbação de nível superior de origem extratropical alcança o subtrópico, sendo que a evolução dessa perturbação para uma baixa desprendida na atmosfera superior (evento chamado de cutoff-low pelos meteorologistas), pode resultar na estacionalidade da área de baixa pressão em superfície, consequentemente ocorre a permanência do padrão de tempo (chuvas fortes, ventos intensos, ressaca no litoral etc).

No GIF acima da imagem de satélite animada (via The Weather Channel), é possível identificar o giro persistente da baixa pressão empurrando a massa de ar frio do quadrante norte/noroeste em direção ao Havaí. Ao sul do sistema, nuvens médias e altas se movendo para nordeste é um indicativo da presença de um forte jato subtropical.