Desastre na Universidade: zelador destrói 20 anos de pesquisa desligando um freezer

Em uma reviravolta inesperada, funcionário de uma Universidade causou o caos ao desligar acidentalmente um freezer. Este incidente resultou na perda de mais de 20 anos de pesquisa, avaliada em mais de um milhão de dólares.

ciência, pesquisa
As amostras deviam ser mantidas a cerca de -80°C.

Um zelador do Instituto Politécnico Rensselaer, localizado no norte do Estado de Nova York, cometeu o erro de desligar o freezer depois de ouvir repetidos "alarmes irritantes" emitidos pelo aparelho. No entanto, esse simples ato de boa vontade teve consequências desastrosas. Dentro do congelador havia valiosas amostras e culturas de células, cuja sobrevivência dependia de uma temperatura constante de -80°C. Uma variação pequena de apenas três graus poderia causar danos irreparáveis.

A ação movida pelo Instituto alega que a empresa de limpeza Daigle Cleaning Systems é responsável pelo ocorrido, uma vez que não deu treinamento ou supervisão adequada ao seu funcionário. Segundo a universidade, a culpa não deve ser do zelador, mas sim da empresa que o contratou. A instituição busca indenização de mais de um milhão de dólares em danos e custos judiciais.

O processo afirma que as culturas de células e as amostras no freezer deveriam ser mantidas a -80°C e uma pequena oscilação de 3 graus causaria danos, então os alarmes soariam se a temperatura subisse para -78°C ou caísse para -82 °C.

A pesquisa afetada estava sob a direção do professor KV Lakshmi, diretor do Centro de Pesquisa Bioquímica de Energia Solar. Segundo a ação, o alarme do congelador disparou no dia 14 de setembro de 2020, quando a temperatura chegou a -78°C. Apesar disso, a equipe de Lakshmi determinou que as amostras estariam seguras até que os reparos necessários fossem feitos. Medidas adicionais foram tomadas para proteger o freezer, como adicionar uma caixa de segurança ao redor da saída e colocar um aviso nela.

O botão errado

O aviso afirmava claramente que o freezer estava em reparo e solicitava que outras pessoas não o movessem ou o desconectassem. Além disso, foi fornecida a opção de silenciar os alarmes pressionando o botão correspondente por alguns segundos. No entanto, o zelador, na tentativa de ajudar, desarmou incorretamente os disjuntores, cortando o fornecimento de energia elétrica ao freezer. Como resultado, a temperatura interna subiu para -32 °C.

No dia seguinte, os estudantes da pesquisa se depararam com uma cena devastadora: o freezer foi desligado e a maioria dos cultivos tinham sido danificados irreparavelmente. Vinte anos de árduo trabalho científico foram comprometidos, deixando todos em estado de choque.

Este infeliz incidente destaca a importância da supervisão e treinamento adequado em ambientes de pesquisa altamente sensíveis. As consequências de um simples erro podem ser catastróficas e devastadoras, como neste caso.

O caso é de 2020 mas ainda não houve uma decisão judicial. Até agora, tanto a Daigle Cleaning Systems como o Instituto Politécnico Rensselaer se recusaram a comentar o assunto. Será interessante ver como esse processo se desenrola e que lições são tiradas desse trágico episódio. Enquanto isso, os pesquisadores afetados terão que começar do zero, tentando reconstruir o que antes era um projeto de pesquisa inestimável.