Cuidados durante tempestades: saiba o que fazer em caso de descargas elétricas, deslizamentos e inundações!

Altos acumulados de chuva em um curto intervalo de tempo pode ser fatal! Saiba o que fazer em casos de deslizamento, tempestades e inundações.

Frente fria
Entre a última sexta-feira (22) e sábado (23), a passagem de um frente fria causou diversos transtornos no Sudeste, principalmente no estado do Rio de Janeiro. Foto: Reprodução.

Ao longo desta última semana, a Meteored Brasil, alertou para risco de um alto volume de precipitação e risco de tempestades severas com ventos, raios e granizo, principalmente em partes do Sudeste como no litoral de São Paulo e principalmente no Rio de Janeiro.

A Região Serrana do estado do Rio de Janeiro foi a mais atingida pela passagem da frente fria! Municípios como Petrópolis e Teresópolis registraram acumulados acima de 300 e 200 mm, respectivamente, em 24 horas.

Em meio ao risco de enchentes, transbordamentos de rios, raios e deslizamentos, é fundamental saber como se manter informado e o que fazer para se manter seguro. Por isso, trouxemos um guia com as dicas mais importantes em dias de muita chuva.

Dicas importantes em caso de enxurradas!

Em caso de tempestades é necessário redobrar a atenção, principalmente em áreas de encosta e com risco de deslizamentos. Elevados acumulados de chuva geram um alto risco para estragos e desastres.

Segundo a Defesa Civil, órgãos municipais e a população residente em áreas suscetíveis a inundações ou deslizamentos devem redobrar os cuidados e a atenção em casos de alagamentos, enxurradas e raios.

Confira algumas dicas importantes caso você esteja na rua, dentro de um carro ou até mesmo em casa. Primeiramente, você deve se cadastrar para receber os alertas da Defesa Civil, no caso do Rio de Janeiro, basta enviar uma mensagem SMS para o número 40199 informando o CEP da sua residência ou do seu interesse, apenas números, sem espaços ou símbolos.

O que fazer em caso de raios e tempestades?

Caso você esteja dirigindo, ao notar que a chuva está muito intensa, é recomendado parar o veículo em um local seguro até que a visibilidade melhore. Caso isto não seja possível, reduza a velocidade e ligue o pisca alerta para avisar aos outros motoristas. Se a estrada estiver alagada não arrisque atravessar, pois mesmo com pouca água, o seu carro pode flutuar e ser arrastado pela correnteza.

A situação ideal é evitar deslocamentos, mas caso isto não seja possível e se estiver num local aberto ou andando na rua, é importante estar ciente de certos perigos! A prevenção pode diminuir os estragos durante os temporais, confira:

  • Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;
  • Evite estruturas altas como torres, de linhas telefônicas e de energia elétrica;
  • NÃO permaneça em área abertas como campos de futebol ou estacionamentos;
  • NÃO se aproxime de cercas, postes, arames, materiais metálicos e trilhos;
  • NUNCA se abrigue debaixo de árvores isoladas.

A corrente do raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso e outras partes do corpo, através do aquecimento e uma variedade de reações elétricas. A extensão do dano depende da intensidade da corrente, das partes do corpo afetadas, das condições físicas da vítima e das condições específicas do incidente.

O que devo fazer ao verificar os riscos de deslizamento de um morro ou encosta?

No caso de casas construídas em áreas de risco de deslizamento, avise imediatamente aos seus vizinhos sobre o perigo, e principalmente, avise ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil do seu município. Afaste-se e colabore para que a população mantenha-se afastada do local dos deslizamentos, pois há risco de novos deslizamentos.

Em caso de urgência, ligue 199 (Defesa Civil), 193 (Corpo de Bombeiros), 192 (SAMU) e 190 (Polícia Militar)!

Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas d’água, avise imediatamente a Defesa Civil do seu município.

Fique ligado na previsão do tempo para a sua cidade aqui na Meteored Brasil!