Como cuidar da saúde durante a folia de Carnaval? Nutricionista dá dicas
Durante as festas carnavalescas, se manter hidratado e consumir os alimentos corretos faz toda a diferença. Veja aqui as dicas de uma especialista para manter uma boa saúde nesses momentos de folia.

O Carnaval já está 'batendo na porta', e muita gente vai aproveitar os tradicionais bloquinhos e demais festas carnavalescas que ocorrem em todo o Brasil. A animação dessa festa é inegável, mas é preciso ter atenção aos riscos que a saúde pode enfrentar e saber quais cuidados tomar para evitar alguma lesão ou problema de saúde.
Mariana Domicio, nutricionista especialista em longevidade saudável e emagrecimento, idealizadora da clínica Del Saúde Conectada, em Recife, dá dicas de como cuidar da saúde durante esses dias de folia. Acompanhe abaixo.
As dicas para manter o corpo saudável no Carnaval
Já fique sabendo que você não deve descuidar da alimentação e da hidratação, sobretudo porque este feriadão de Carnaval vai ocorrer sob um período de calor intenso, com temperaturas elevadas em grande parte do país.
Se hidratar
Se possível, já se mantenha bem hidratado alguns dias antes do Carnaval. Durante o período festivo, obviamente é mais importante ainda. Segundo a nutricionista, a ingestão de água deve ser de, no mínimo, três litros por dia; e você também pode beber água de coco e isotônico, que auxiliam na hidratação e na reposição dos carboidratos e sais minerais que o seu corpo perde durante os agitos.
Os sucos naturais de fruta também são uma boa opção, e de preferência aqueles feitos com couve-folha, melancia, beterraba, limão, laranja ou gengibre.
Sem exageros alcoólicos
Ingerir bebidas alcoólicas exageradamente não é uma boa forma de cuidar da sua saúde. Pelo contrário, isso só vai te fazer mal e trazer a famosa ressaca no outro dia. Mas se for beber, tente não exagerar na dose e siga a regra básica: intercale água com a bebida que estiver consumindo. A quantidade ideal de alcoólicos seria cinco doses.
O que evitar comer
Evite alimentos ultraprocessados, comidas gordurosas ou muito condimentadas e bebidas com cafeína. Esses tipos de alimentos sobrecarregam o estômago, causando desconfortos, além do que as gorduras pioram o efeito do álcool no fígado. E você não vai querer passar mal nas festas, não é mesmo?

"Evite comidas com muito queijo, maionese, frituras em óleo, alimentos com cremes e frutos do mar. Com esse calor, a proliferação de microrganismos é maior e a gente pode pagar com a saúde", destaca Domicio.
O que comer então?
O ideal é optar por frutas, vegetais, carboidratos e proteínas magras, como frango e peixes. Aposte no suco verde, consuma ovos, sementes, legumes e raízes como aipim. Refeições líquidas, como sopas e caldos também são uma boa opção, pensando na necessidade de hidratação.
E no pós-festa, se precisar prevenir a ressaca, aposte em alimentos ricos em vitaminas e minerais, como por exemplo a laranja, que tem vitamina C que ajuda o fígado a quebrar o álcool. A banana, a batata-doce e a melancia possuem potássio que colabora na reposição dos sais minerais perdidos.
Referências da notícia
Nutricionista dá dicas de como cuidar da saúde durante os dias de Carnaval. 27 de fevereiro, 2025. Vanessa Lins.
Dicas importantes para se alimentar bem no Carnaval. 24 de fevereiro, 2025. Maria Silvia Ferraz.