Cidade brasileira é eleita uma das mais estressantes do mundo em ranking internacional; veja qual é
Importante (e grande) cidade brasileira aparece como a oitava cidade mais estressante do mundo em um levantamento de uma empresa norte-americana. Descubra aqui qual é.

Um levantamento internacional feito pela Remitly, uma empresa norte-americana de serviços financeiros, identificou quais cidades globais podem ser as mais (e menos) estressantes para se viver hoje.
Para isso, a empresa avaliou 170 grandes centros urbanos do mundo em outubro deste ano e listou os mais estressantes. Na oitava posição do ranking está uma cidade brasileira muito conhecida.
Estamos falando da cidade de São Paulo, o centro financeiro do Brasil e uma das cidades mais populosas do mundo. Aliás, é a mais populosa do Brasil; segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população estimada em 2025 é de, aproximadamente, 11,9 milhões de pessoas.
O estresse paulistano
Para o ranking, foram coletadas informações de um banco de dados de diversos critérios. Esses critérios são na verdade cinco fatores mensuráveis que poderiam ser potenciais estressores.
Estes cinco fatores são:
- Tempo médio para percorrer 10 quilômetros: uma análise da duração das viagens diárias e do potencial impacto do congestionamento;
- Índice de custo de vida: os preços relativos de bens como alimentos, transporte e serviços públicos, excluindo custos de moradia como aluguel ou prestações de hipoteca;
- Índice de saúde: avalia a acessibilidade e a qualidade do sistema de saúde de cada cidade, com base em fatores como equipe médica, instalações, equipamentos e custo.
- Índice de criminalidade: mede a percepção de segurança no dia a dia, com base em dados de pesquisas realizadas com pessoas do mundo todo.
- Poluição média anual: indica a qualidade do ar na área.
A metodologia do levantamento implicava a atribuição de uma nota de zero a 10, sendo 10 o índice máximo de estresse de uma cidade e zero, o mínimo. A capital paulista recebeu nota 7,14.

A cidade de São Paulo está entre as piores notas no que diz respeito ao sistema de saúde. Já em relação à qualidade do ar, não figura nem entre as piores, nem entre as melhores, mas encontra-se acima dos níveis registrados em Londres, Nova York e Dublin, por exemplo.
No Top 10 (veja abaixo), São Paulo e Milão empatam como as cidades com menor tempo para percorrer os 10 km (média de 27 minutos e 6 segundos), contudo, a cidade brasileira tem o maior índice de criminalidade (70 de 100) entre todas do Top 10.
Outras cidades no ranking
Em primeiro lugar na lista está a cidade de Nova York (Estados Unidos), a mais estressante do mundo. Ela é seguida por Dublin, na Irlanda, e pela Cidade do México (México).
Veja abaixo a lista completa do Top 10 das cidades mais estressantes do mundo:
1º-Nova York, EUA
2º-Dublin, Irlanda
3º-Cidade do México, México
4º-Manila, Filipinas
5º-Londres, Reino Unido
6º-Milão, Itália
7º-Atenas, Grécia
8º-São Paulo, Brasil
9º-Turim, Itália
10º-Kolkata, Índia
Nova Iorque pode ser a cidade mais estressante do mundo, com uma pontuação de estresse de 7,56 em 10, devido a uma combinação de congestionamento, altos índices de criminalidade e altos níveis de poluição, de acordo com o levantamento.
Referências da notícia
São Paulo é a 8ª cidade mais estressante do mundo em ranking internacional; Nova York lidera lista. 14 de dezembro, 2025. Paola Patriarca.
São Paulo é a 8ª cidade mais estressante do mundo, diz estudo. 14 de dezembro, 2025. Redação Poder360.
The world’s most and least stressed cities. 2025. Remitly.