Ciclone Nisarga atinge costa oeste da Índia

Apenas duas semanas após ser atingida pelo Super Ciclone Amphan, a Índia é novamente atingida por um ciclone tropical, o Ciclone Nisarga. Dessa vez a região atingida foi a costa oeste, ameaçando a mais importante cidade do país, Mumbai.

Ciclone Nisarga
Imagem de satélite do Ciclone Nisarga atingindo a costa oeste da Índia no dia 03 de junho de 2020. Imagem: Zoom Earth, EUMETSAT, Meteosat-8.

Apenas duas semanas após o poderoso ciclone Amphan atingir estados do leste da Índia e o país vizinho Bangladesh, deixando mais de 100 mortos, foi a vez do oeste da Índia sofrer com o impacto de um ciclone tropical. O ciclone tropical Nisarga atingiu a costa oeste da Índia nessa quarta-feira (03), ameaçando a maior e mais importante cidade do país, Mumbai.

No dia 31 de maio uma área de baixa pressão se desenvolveu sobre as águas mais quentes que o normal no sudeste do Mar Arábico. No dia 1 de junho o sistema se fortaleceu para uma depressão tropical profunda e no dia 2 passou para a categoria de ciclone tropical, recebendo o nome de Nisarga. Durante sua trajetória para nordeste, em direção ao continente indiano, Nisarga passou para a categoria de “tempestade ciclônica severa”.

Na quarta-feira (03) Nisarga atingiu o distrito de Raigad, no estado de Maharashtra, costa oeste da Índia, com uma força equivalente a um furacão de categoria 1. A cidade de Alibaug, do distrito de Raigad, registrou ventos de mais de 100 km/h.

Apesar de ter sido poupada do impacto direto do olho da tempestade, Mumbai, capital do estado de Maharashtra, também foi afetada. Pelo menos 100 mil pessoas tiveram que ser transferidas para lugares mais seguros, incluindo 150 pacientes infectados pelo coronavírus que estavam num hospital de campanha recentemente construído. Mumbai é a cidade mais afetada pela pandemia da Covid-19 na Índia, com mais de 44 mil contaminados e 1465 mortos.

Felizmente, os impactos não foram muito graves na cidade, que foi mais afetada pelos fortes ventos que romperam linhas de fornecimento de energia, derrubaram árvores e destruíram telhados. Porém, no estado foram registradas 4 mortes associadas ao ciclone, duas 2 no distrito de Raigad e duas do distrito de Pune.

Ao contrário da costa leste, é incomum ciclones tropicais atingirem a costa oeste da Índia. De acordo com o Projeto Nacional de Mitigação de Risco de Ciclones (NCRMP, sigla em inglês), a costa oeste vê 84% menos ciclones que a costa leste. E apenas 25% dos ciclones que se desenvolvem no mar da Arábia se aproximam da costa oeste. Em relação a Mumbai, esse é o primeiro ciclone tropical que ameaça a cidade em 70 anos!

Nisarga, agora já rebaixado para categoria de baixa pressão após perder força, segue uma trajetória para nordeste dentro do continente, ainda despejando grandes volumes de chuvas na Índia antes de atingir o Nepal.

Enquanto isso, no Oceano Atlântico

Enquanto observamos os últimos momentos do ciclone Nisarga na Índia, também observamos a evolução da 3ª tempestade tropical nomeada da atual temporada de furacões do Oceano Atlântico Norte, a Tempestade Tropical Cristobal. Cristobal se desenvolveu na Baia de Campeche, no Golfo do México, bem próximo a costa leste do México, a partir da convecção remanescente da Tempestade Tropical Amanda, que deixou 26 mortos durante sua travessia pela América Central.

Cristobal já tocou o continente nessa quarta (03) no sul do México, no estado de Campeche, com ventos de 96 km/h, onde perdeu um pouco de sua força. Meteorologistas preveem que Cristobal poderá retornar as águas quentes do Golfo do México nas próximas horas. Se isso ocorrer, a tempestade poderá voltar a ganhar força e seguir para norte, em direção a costa sul dos Estados Unidos. Com isso, Cristobal poderá atingir os Estados Unidos final de semana.