Chuvas voltam a castigar a grande BH e homem morre soterrado
Na noite na última terça-feira (28) chuvas intensas voltaram a castigar a região metropolitana de Belo Horizonte. Como resultado, inundações, enxurradas, carros arrastados, água invadindo bares e restaurantes, teto de shopping desabando e uma morte por soterramento.
#ChuvasBH
— Tiago C. Robles (@tiagocrobles) January 29, 2020
Chuvas torrenciais atingiram a grande #BeloHorizonte no início da noite de ontem (28). Como resultado, carros sendo arrastados e empilhados.
Fonte: Divulgação. pic.twitter.com/FdPeujO4Is
Mesmo com o enfraquecimento da Zona de Convergência do Atlântico Sul e sua extinção no fim do dia, uma região de cavado contribuiu para a manutenção do tempo instável e para a formação de instabilidades sobre a Região Sudeste.
#ChuvasBH
— Tiago C. Robles (@tiagocrobles) January 29, 2020
Chuvas torrenciais atingiram a grande #BeloHorizonte no início da noite de ontem (28). Inundação das vias e fortes enxurradas.
Fonte: Divulgação. pic.twitter.com/vlms9rYENa
No entanto, o destaque voltou a ser o estado de Minas Gerais, onde chuvas torrenciais atingiram a região metropolitana de Belo Horizonte na noite da última terça-feira (28). Como resultado, muitas vias foram transformadas em rios, com fortes correntezas que chegaram a arrastar e a empilhar veículos.
#ChuvasBH
— Tiago C. Robles (@tiagocrobles) January 29, 2020
Chuvas torrenciais atingiram a grande #BeloHorizonte no início da noite de ontem (28). Clientes de um restaurante registraram carros sendo arrastados. A água também invadiu outros estabelecimentos.
Fonte: Divulgação. pic.twitter.com/xq2etBIfgw
De acordo com a Defesa Civil, no período das 19 até as 24 horas, choveu cerca de 175 mm. Segunda as estações do Cemaden, o pluviômetro da Av. Silva Lobo registrou um pouco menos que 90 mm. Já na região de Nova Lima foram acumulados por volta de 140 mm e também foi onde um homem de 45 anos morreu soterrado por uma casa no bairro Cristais. Nos últimos dias já somam 53 mortes provocadas pelas chuvas.
#ChuvasBH
— Tiago C. Robles (@tiagocrobles) January 29, 2020
Chuvas torrenciais atingiram a grande #BeloHorizonte no início da noite de ontem (28). Devido a infiltração provoca pelas fortes chuvas o teto de um shopping desabou.
Fonte: Divulgação. pic.twitter.com/EJE1bWFXVb
Na capital mineira, clientes de bares e restaurantes registraram a água invadindo os estabelecimentos e os veículos flutuando pela rua. Houve relatos, também, sobre a explosão de gás no subsolo de um prédio tomado pela água. Devido ao grande volume de água que se infiltrou, o teto de um shopping desabou e o momento pode ser flagrado por clientes e lojistas.
Previsão para os próximos dias e a formação de outra ZCAS
Nos próximos dias as chuvas passam a se concentrar mais na Região Sul e nos estado de do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. No entanto, a presença de pequenos cavados ainda trazem potencial para pancadas de chuva isoladas e risco para transtornos pontuais no centro-sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro.
Frente fria contribui para aumento das chuvas na Região Sul nos próximos dias e levam potencial para transtornos. Em MG, apesar da redução, ainda há potencial para pancadas de chuva forte a partir do meio da tarde.
— Tempo.com (@OtempoBrasil) January 29, 2020
Para mais mapas de previsão:https://t.co/qcoBdYuFMS pic.twitter.com/cKC03aIWhm
Já no final da próxima semana, a partir dos dias 05 e 06 de Fevereiro, há previsão da formação de outra zona de convergência, que pode se caracterizar ZCAS e provocar chuvas volumosas novamente sobre os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, com potencial para inundações, enxurradas e deslizamentos.