Chuvas voltam a castigar a grande BH e homem morre soterrado

Na noite na última terça-feira (28) chuvas intensas voltaram a castigar a região metropolitana de Belo Horizonte. Como resultado, inundações, enxurradas, carros arrastados, água invadindo bares e restaurantes, teto de shopping desabando e uma morte por soterramento.

Mesmo com o enfraquecimento da Zona de Convergência do Atlântico Sul e sua extinção no fim do dia, uma região de cavado contribuiu para a manutenção do tempo instável e para a formação de instabilidades sobre a Região Sudeste.

No entanto, o destaque voltou a ser o estado de Minas Gerais, onde chuvas torrenciais atingiram a região metropolitana de Belo Horizonte na noite da última terça-feira (28). Como resultado, muitas vias foram transformadas em rios, com fortes correntezas que chegaram a arrastar e a empilhar veículos.

De acordo com a Defesa Civil, no período das 19 até as 24 horas, choveu cerca de 175 mm. Segunda as estações do Cemaden, o pluviômetro da Av. Silva Lobo registrou um pouco menos que 90 mm. Já na região de Nova Lima foram acumulados por volta de 140 mm e também foi onde um homem de 45 anos morreu soterrado por uma casa no bairro Cristais. Nos últimos dias já somam 53 mortes provocadas pelas chuvas.

Na capital mineira, clientes de bares e restaurantes registraram a água invadindo os estabelecimentos e os veículos flutuando pela rua. Houve relatos, também, sobre a explosão de gás no subsolo de um prédio tomado pela água. Devido ao grande volume de água que se infiltrou, o teto de um shopping desabou e o momento pode ser flagrado por clientes e lojistas.

Previsão para os próximos dias e a formação de outra ZCAS

Nos próximos dias as chuvas passam a se concentrar mais na Região Sul e nos estado de do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. No entanto, a presença de pequenos cavados ainda trazem potencial para pancadas de chuva isoladas e risco para transtornos pontuais no centro-sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro.

Já no final da próxima semana, a partir dos dias 05 e 06 de Fevereiro, há previsão da formação de outra zona de convergência, que pode se caracterizar ZCAS e provocar chuvas volumosas novamente sobre os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, com potencial para inundações, enxurradas e deslizamentos.