Chuvas torrenciais provocam estragos na Itália

A Itália vem sofrendo com condições contrastantes nos últimos dias. Enquanto que no Centro-Sul do país está fazendo muito calor, as regiões mais ao norte estão sofrendo com as fortes chuvas. Aqui mostramos as imagens e o resumo da situação.

Chuvas torrenciais vêm provocando momentos difíceis para a Lombardia, região ao norte da Itália, em particular para as províncias de Lecco e Sondrio. A enorme quantidade de água que caiu entre terça e quarta-feira, com tempestades extremamente violentas nos Alpes e nas áreas de vale, causou inundações repentinas, deslizamentos de terra e condições extremamente perigosas.

Mil pessoas foram evacuadas e várias estradas foram fechadas devido aos deslizamentos de terra, além disso, as inundações causaram danos às plantações. Uma das situações mais críticas foi registrada na província de Lecco, onde, durante várias, a barragem de Pagnona ficou sendo monitorada. O alerta foi levantado ontem à noite, mas as imagens do reservatório transbordando são impressionantes.

Enquanto o norte de Lombardia está passando eventos de chuvas extremos, no resto da Itália, altas temperaturas são registradas, com previsão de o calor continuar e se intensificar nos próximos dias. As máximas podem passar dos 40°C no sul do país.